
Um grupo de astrônomos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, identificou um novo exoplaneta com características incomuns. Chamado WASP-193b, ele é um gigante gasoso extremamente leve, sendo o segundo exoplaneta menos denso já encontrado.
As observações feitas com telescópios mostraram que o WASP-193b tem um tamanho 50% maior que Júpiter, mas sua massa corresponde a pouco mais de um décimo do planeta do Sistema Solar. Os cientistas compararam a descoberta a um algodão-doce, devido à baixa densidade do exoplaneta.
O exoplaneta mais leve já registrado é o Kepler-51d, descoberto em 2014. Do tamanho de Netuno, ele tem uma densidade ainda menor, sendo 30 vezes menos denso que Júpiter. De acordo com os pesquisadores, se fosse possível, o Kepler-51d poderia flutuar na água.
Localizado a 1.200 anos-luz da Terra, o WASP-193b orbita uma estrela semelhante ao Sol. No entanto, sua formação ainda é um mistério. Segundo o estudo publicado na Nature Astronomy, os modelos convencionais de evolução planetária não conseguem explicar como um planeta com essas características se formou.
Habitat Marte abre inscrições para missão com jovens aspirantes a astronautas













