
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo a realização de mamografias gratuitas em diferentes regiões da cidade, através de uma unidade móvel que percorre bairros para facilitar o acesso ao exame. Entre os dias 12 e 16 de maio, os atendimentos estão concentrados na Unidade de Saúde da Família KM 6, com a carreta estacionada na Escola Estadual 12 de Outubro, localizada na Travessa São Domingos, no bairro Felipe Camarão.
Horário de funcionamento
Os exames são realizados das 7h às 15h, na Unidade Móvel Savana Galvão, operada pelo Grupo Reviver. A iniciativa tem como principal objetivo o diagnóstico precoce do câncer de mama, o que aumenta consideravelmente as chances de cura. Para realizar o exame, basta apresentar documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência em Natal. Não é necessário encaminhamento médico.
A importância da detecção precoce da doença
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de 74 mil novos casos por ano no Brasil até 2025. A mamografia é uma ferramenta fundamental para detectar a doença ainda em estágio inicial, permitindo um tratamento mais eficaz e menos invasivo.
O Sistema Único de Saúde (SUS) recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos realizem o exame de rastreamento a cada dois anos, mesmo na ausência de sintomas. No entanto, em Natal, a faixa etária atendida começa a partir dos 40 anos, como forma de ampliar a prevenção.











