Audiovisual Potiguar: confira 18 filmes e séries produzidos no Rio Grande do Norte - O POTI

Audiovisual Potiguar: confira 18 filmes e séries produzidos no Rio Grande do Norte

Os produtos audiovisuais genuinamente potiguares tem caído no gosto do brasileiro e conquistado as premiações internacionais, como é o caso da websérie Septo, que teve três temporadas, foi eleita a melhor websérie no festival de Buenos Aires Webfest em 2017, sendo a única representante brasileira na competição.

Outros exemplos são os filmes Fendas, que venceu a categoria “Novos Diretores pelo Júri Jovem” e recebeu Menção Honrosa na categoria “Novos Diretores” no 18ª edição do Festival de Cinema Latino-americano de Vancouver; e Sideral, que entrou na pré-list de indicados ao Oscar de 2023.

Para ajudar a reunir uma lista de obras audiovisuais potiguares, O POTI conversou com diretores Teca Duarte e Pedro Fiúza, que indicaram 18 filmes e séries que capturam a essência da região e destacam a habilidade de seus artistas. A lista inclui obras de diferentes gêneros e épocas, cada um oferecendo uma visão única da cultura e das histórias potiguares.

Confira a lista:

Boi de Prata (1981)

É um longa potiguar escrito por Fátima Barreto e Augusto Ribeiro Júnior, que também dirigiu o filme. A obra se passa no Rio Grande do Norte, onde o rico fazendeiro Elói Dantas decide aumentar ainda mais seu patrimônio com a exploração de minérios. Para isso, ele tenta se apropriar do pequeno sítio de Antônio Vaqueiro. Desesperado, Antônio corre em socorro da curandeira cigana Maria dos Remédios e do poeta e sonhador Tião Poeta para enfrentar a ganância de Elói.

Direção: Augusto Ribeiro Jr.
Duração: 88 minutos
Onde assistir: YouTube

Fendas (2019)

Durante o longa, a investigadora em física quântica Catarina estuda os espaços sonos escondidos nas variações da luz. Ao mergulhar nas imagens que distorce, ela descobre uma nova forma de espectro sonoro, que parece abrir o acesso a outra temporalidade. O filme foi escrito por Carlos Segundo e Michelle Furão.

Direção: Carlos Segundo
Duração: 80 minutos
Onde assistir: Globoplay

O Alecrim e o Sonho (2022)

O longa acompanha Vicente, um professor viúvo aposentado que vive entre sonhos lúcidos e o cotidiano no bairro do Alecrim. O filme foi escrito e dirigido por Valério Fonseca. A cinematografia foi feita por Beto Martins.

Direção: Valério Fonseca
Duração: 110 minutos

Sideral (2021)

O curta escrito e dirigido por Carlos Segundo acompanha a preparação para o lançamento do primeiro foguete tripulado brasileiro a partir do centro espacial de Natal e como isso afeta a vida de Marcela, Marcos e seus dois filhos.

Direção: Carlos Segundo
Duração: 15 minutos
Onde assistir: Globoplay

Big Bang (2022)

Chico ganha sua vida consertando fornos, nos quais ele facilmente entra devido seu tamanho. Face a um sistema que lhe exclui, não lhe resta outra alternativa que não seja a de se colocar em resistência.

Direção: Carlos Segundo
Duração: 14 minutos
Onde assistir: Globoplay

Cuscuz Peitinho (2016)

O curta conta a história de Carol, 27 anos, criada por uma tia conservadora. Na ausência dela, Carol se permite a autodescoberta com a ajuda de um novo amigo.

Direção: Rodrigo Sena e Júlio Castro.
Duração: 15 minutos

Septo (2016)

A websérie produzida em Natal acompanha a vida de Jéssica, uma triatleta saudável, recordista e de carreira promissora que tem uma vida regrada e controlada pelo seu pai. Numa das manhãs de treino, após receber a notícia de que será convocada para as Olimpíadas, Jéssica passa mal em mar aberto e é socorrida por Lua, dona de um Albergue e Escolinha de Surf que fica nas proximidades. O encontro com alguém tão oposta faz com que ela repense uma vida inteira aprisionada, com abdicação dos seus desejos e felicidade artificial programada. O roteiro é da atriz Alice Carvalho e tem direção geral de Pipa Dantas.

Direção: André Santos, Hélio Ronyvon, Tereza Duarte, Victor Ciriaco e Vitórial Real
Duração: Três temporadas
Onde assistir: YouTube

A Edição do Nordeste (2023)

O curta de 20 minutos criado e dirigido por Pedro Fiúza é uma reedição de filmes brasileiros essenciais para a fundação do imaginário nordestino.

Direção: Pedro Fiúza
Duração: 20 minutos

A Parteira (2019)

Donana, parteira com mais de meio século de ofício, representa a resistência da tradição e humanização ao parto na região de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Mulher de personalidade forte, compartilha de sua sabedoria adquirida como parteira, mãe, mãe de santo e madrinha.

Direção: Catarina Doolan
Duração: 20 minutos

A Tradicional Família Brasileira – KATU (2020)

Um retrato dos Guardiões da Floresta brasileiros e sua resistência aos problemas atuais e desafios contemporâneos, como clima e meio ambiente, bem como agronegócio, evangelização de aldeias, uso de drogas e ensino superior.

Direção: Rodrigo Sena
Duração: 25 minutos

Em Reforma (2019)

Ao receber a notícia de que a filha virá passar uns dias em sua companhia, Bianca, uma professora de quase 50 anos de idade, decide retomar a obra inacabada na laje de sua pequena casa. Os planos, contudo, não saem como o esperado.

Direção: Diana Coelho
Duração: 20 minutos

Lagrimar (2024)

Sozinha e cercada pela seca, Joana é uma menina que vive em busca de água. Sua jornada deixa de ser solitária e ganha um novo significado quando um encontro inesperado e enigmático acontece.

Direção: Paula Vanina
Duração: 14 minutos

Leningrado linha 41 (2017)

No documentário Leningrado, Linha 41, de Dênia Cruz, uma voz over em russo relata os principais acontecimentos do cerco à cidade de Leningrado, na União Soviética, iniciado em 8 de setembro de 1941. As tropas da Alemanha Nazista mantiveram o território sob violência e vigilância durante demorados 872 dias.

Direção: Dênia Cruz
Duração: 20 minutos

Moventes (2023)

Um retrato particular sobre a migração de uma família de Natal para São Paulo.

Direção: Jefferson Cabaral
Duração: 11 minutos

No fim de tudo (2017)

As longas tardes marcam a última etapa de um relacionamento. Como uma boneca que sempre quis ter, Josy cuida da mãe. Seu corpo elegante e seus traços, que se misturam ao masculino e ao feminino, marcam sua personalidade. A mãe, uma senhora debilitada por uma doença degenerativa, que confunde o real e o imaginário, nunca teve uma relação tão próxima daquele filho como agora, que depende dele.

Direção: Victor Ciríaco
Duração: 15 minutos

Sêo Inácio (2015)

O que é a memória para alguém que já viveu e já viu muitas vidas nas telas? “Sêo Inácio (ou o cinema do imaginário)” conta um pouco da vida de Inácio Magalhães de Sena, cinéfilo potiguar que já assistiu a mais de 20 mil filmes e alia sua sabedoria a uma vivacidade intensa.

Direção: Hélio Ronyvon
Duração: 14 minutos

Te guardo no bolso da saudade (2021)

Filha tece memórias sobre a sua mãe.

Direção: Rosy Nascimento
Duração: 11 minutos

Time de Dois (2021)

Flávio e Wendel são da mesma escola de futebol e compartilham o sonho de ser jogador profissional de futebol. Flávio tem dúvidas se deve continuar tentando e quando pensa em desistir, Wendel percebe que o que eles sentem um pelo outro pode ser mais do que apenas amizade.

Direção: André Santos
Duração: 11 minutos