Azul e GOL anunciam fusão e podem dominar 60% do mercado aéreo brasileiro - O POTI

Azul e GOL anunciam fusão e podem dominar 60% do mercado aéreo brasileiro

fusão azul e gol
Caso seja concretizada, a fusão pode redefinir a aviação comercial no Brasil, consolidando Azul e Gol como líderes do setor. Foto: Divulgação/AENA.

A Azul Linhas Aéreas e a Abra, holding que controla Gol e Avianca, anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) não vinculante para combinar suas operações no Brasil. Segundo as empresas, a fusão permitirá um avanço significativo do setor aéreo nacional, ampliando a conectividade e a oferta de voos domésticos e internacionais.

O acordo prevê que Azul e Gol mantenham suas operações e marcas separadas, mas atuem sob uma estratégia unificada. A expectativa é que a fusão proporcione mais opções de rotas e produtos para os passageiros, além de expandir os destinos atendidos pela aviação brasileira. Atualmente, cerca de 90% das rotas operadas pelas companhias são complementares e não sobrepostas.

Com a possível fusão, Azul e Gol passariam a operar quase 1.800 voos diários para mais de 200 destinos, utilizando uma frota superior a 300 aeronaves, entre modelos Airbus, Boeing, Embraer, ATR e Cessna. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a união das companhias criaria uma holding com cerca de 60% de participação no mercado doméstico.

O CFO da Abra, Manuel Irarrázaval, destacou que a fusão tornaria a nova empresa um player mais competitivo no cenário global e fortaleceria o mercado brasileiro. Ele também ressaltou o compromisso da holding em apoiar a reestruturação da Gol, que passa por um processo de recuperação judicial nos Estados Unidos.

A formalização do acordo ainda depende de aprovação regulatória. Caso seja concretizada, a fusão pode redefinir a aviação comercial no Brasil, consolidando Azul e Gol como líderes do setor.

Nova conexão do Nordeste com a Europa: Azul anuncia voo direto entre Recife e Porto