Bares e restaurantes estimam aumento de faturamento no carnaval - O Poti News

Bares e restaurantes estimam aumento de faturamento no carnaval

Em algumas capitais, como Salvador e São Paulo, a expectativa de aumento no faturamento é de até 10%. Foto: Agência Brasil.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) divulgou uma pesquisa indicando que o setor tem boas perspectivas de faturamento durante o carnaval deste ano. Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife podem registrar um aumento de até 15% em comparação ao ano anterior, conforme apontou a entidade.

“Estamos animados”, disse o presidente executivo da entidade, Paulo Solmucci. Referindo-se ao Rio de Janeiro, onde passou o réveillon, Solmucci mostrou-se impressionado com a quantidade de estrangeiros, as ruas cheias. “Aquela alegria que a gente via no Rio parece que voltou. Os restaurantes lotados, os bares. Sensação de segurança. E minha expectativa é que o carnaval vá nessa toada também.”

Em algumas capitais, como Salvador e São Paulo, a expectativa de aumento no faturamento é de até 10%, o que ainda é considerado um resultado excelente pela Abrasel. No ano passado, o setor já havia apresentado um crescimento de 30% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2022, quando muitas cidades optaram por não realizar o carnaval devido à pandemia.

Solmucci apontou duas razões para a expectativa otimista. “O setor é impactado, basicamente, por dois fatores: gente trabalhando e renda para consumo. No ano passado, tivemos quase 2 milhões de novos postos de trabalho, coisa positiva para todo mundo, e duas notícias boas que liberaram renda para consumo: a queda da inflação, especialmente inflação de alimentos, que libera muitos recursos da população, em especial da classe mais pobre; e a queda da taxa de juros. Se não fossem as caríssimas passagens aéreas, o resultado seria melhor ainda.”