Na manhã desta sexta-feira (31), um incidente envolvendo pelo menos 19 baleias-piloto ocorreu na Praia de Pititinga, localizada no município de Rio do Fogo, no Litoral Norte potiguar. A informação foi confirmada por Flávio Lima, coordenador do projeto Cetáceos da Costa Branca.
O chamado para o resgate foi feito por moradores e pescadores locais por volta das 6h30, acionando o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema), que convocou a equipe de especialistas. Cinco biólogos e médicos-veterinários do projeto Cetáceos foram mobilizados para avaliar a situação inicialmente.
Flávio Lima afirmou aO POTI que esse “é um encalhe com nível de complexidade alto, pela quantidade de animais e por estarem desorientados”. Ele disse ainda que o principal objetivo do resgate é devolver esses animais ao mar. “Caso retornem, vamos precisar do atendimento médico-veterinário para estabilizar esse animal e devolvê-lo à natureza”, complementou.
O projeto Cetáceos da Costa Branca, vinculado à Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), também está em comunicação com a equipe de fauna do Ibama.
O professor Flávio explicou que incidentes como esse podem ocorrer devido à desorientação de líderes da baleia, possivelmente causada por doenças.