Black Friday deve movimentar R$ 920 milhões no Rio Grande do Norte - O POTI

Black Friday deve movimentar R$ 920 milhões no Rio Grande do Norte

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O estudo aponta que 57,9% dos natalenses e 32,3% dos mossoroenses pretendem antecipar compras para o Natal. Foto: EBC.

A Black Friday, marcada para 29 de novembro, promete aquecer o comércio no Rio Grande do Norte, com uma injeção estimada de R$ 920 milhões na economia estadual, segundo levantamento do Instituto Fecomércio RN (IFC). Os negócios de Natal e Mossoró devem liderar o volume de vendas, movimentando R$ 332,5 milhões e R$ 73,4 milhões, respectivamente.

De acordo com a pesquisa de intenções de compras realizada pelo IFC, 61% dos consumidores em Natal e 51,6% em Mossoró pretendem aproveitar as promoções. O estudo aponta que 57,9% dos natalenses e 32,3% dos mossoroenses pretendem antecipar compras para o Natal.

Na capital potiguar, a maioria dos consumidores que planeja comprar é composta por mulheres (61,1%), tem entre 25 e 34 anos (65,9%), possui ensino superior completo (62,5%) e renda familiar acima de 10 salários mínimos (74,5%).

Os itens mais desejados incluem eletrodomésticos (38,4%), seguidos por roupas (24,2%) e eletrônicos (20,7%). A média de gastos esperada é de R$ 725,66 por consumidor. A principal forma de pagamento será o parcelamento no cartão de crédito (62,1%), enquanto 33,7% dos consumidores planejam pagar à vista, utilizando cartão de débito ou Pix.

Em Mossoró, o perfil dos compradores aponta uma predominância feminina (53,9%), com faixa etária de 18 a 24 anos (68,2%), ensino superior completo (55,9%) e renda superior a 10 salários mínimos (72,7%).

Os produtos mais procurados na cidade serão roupas e acessórios (32,2%), seguidos por eletrodomésticos (23,6%) e perfumes ou cosméticos (20,5%). A média de gastos será menor em comparação à capital, com R$ 537,55. O cartão de crédito lidera como método de pagamento, sendo utilizado por 72% dos consumidores, enquanto 22,2% devem optar por pagamentos à vista.

O levantamento do IFC foi realizado em outubro com 600 consumidores de Natal e 501 de Mossoró. O estudo apresenta nível de confiança de 95% e margem de erro de quatro pontos percentuais.

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