Brasileiro Filipe Toledo conquista bicampeonato mundial de surfe em Trestles - O Poti News

Brasileiro Filipe Toledo conquista bicampeonato mundial de surfe em Trestles

Filipe Toledo comemora título mundial de surf . Foto: Beatriz Ryder/World Surf League via Getty Images.

O Brasil celebrou a vitória de Filipe Toledo, que se tornou bicampeão mundial de surfe ao derrotar o australiano Ethan Ewing em uma emocionante final, no último sábado (9). Natural de Ubatuba, litoral paulista, Filipe, também conhecido como Filipinho, dominou a temporada, o que lhe conferiu uma vantagem sólida na busca pelo título.

O caminho até a final envolveu um mata-mata com outros quatro competidores, incluindo Ewing, que mesmo se recuperando de lesões nas vértebras, se destacou. No entanto, na final, Filipinho não deu chance ao australiano. Na primeira bateria, ambos obtiveram notas elevadas, mas o brasileiro garantiu a vitória com uma nota 8,97.

Com a primeira vitória assegurada, Filipinho precisava de mais um triunfo para confirmar seu título. Na segunda bateria, ele conseguiu uma nota 5,17 e manteve a liderança, encerrando a disputa com um placar de 14,27 a 12,37.

Após o triunfo, Filipinho expressou sua gratidão e alegria: “Estou muito feliz, queria agradecer a Deus, minha família, meu time 77, muito obrigado, sem vocês eu não conseguiria. Papai do céu é maravilhoso, ele honrou com as suas promessas.”

A vitória de Filipe Toledo reafirma o domínio brasileiro no surfe masculino, com atletas do Brasil conquistando sete dos últimos nove títulos mundiais. Gabriel Medina lidera com três títulos (2014, 2018 e 2021), seguido por Adriano de Souza, conhecido como Mineirinho, e Ítalo Ferreira, ambos com um título cada (2015 e 2019, respectivamente).