Brasileiros que estavam na Faixa de Gaza chegam ao Brasil nesta segunda-feira (13) - O Poti News

Brasileiros que estavam na Faixa de Gaza chegam ao Brasil nesta segunda-feira (13)

Grupo deixou a Faixa de Gaza neste domingo (12), através da fronteira com o Egito. Foto: Reprodução.

Os 34 brasileiros que estavam “presos” na Faixa de Gaza desde o início da guerra com Israel, deixaram o local na manhã deste domingo (12), através da fronteira com o Egito. De acordo com o Itamaraty, a expectativa é de que a aeronave da presidência da República, que traz o grupo, pouse em Brasília ainda na noite de hoje.

O grupo é formado por 17 crianças, nove mulheres e seis homens que aguardaram mais de 30 dias a permissão das autoridades de Israel, Gaza e Egito para retornar ao Brasil. Entre eles, 22 brasileiros e dez palestinos familiares de brasileiros.

Os repatriados receberão apoio psicológico, cuidados médicos e imunização e terão um período de repouso em Brasília, em alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB), antes de se deslocarem para outras cidades no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo mobilizada para oferecer aos repatriados os cuidados em saúde necessários logo no momento de chegada ao Brasil, em Brasília.

Ao chegarem ao Brasil, também será feita a regularização migratória, pela Polícia Federal, e a emissão de outros documentos que permitam o acesso a serviços públicos e ao emprego.