Caixa disponibiliza saque calamidade do FGTS para moradores de Ipanguaçu - O POTI

Caixa disponibiliza saque calamidade do FGTS para moradores de Ipanguaçu

O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada. Foto: Reprodução.

Trabalhadores do município de Ipanguaçu podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade, devido às fortes chuvas que atingiram a região. A liberação pode ser requisitada através do Aplicativo FGTS da Caixa.

Os residentes das áreas afetadas em Ipanguaçu, identificadas pela Defesa Civil Municipal, têm até 10 de junho, para realizar a solicitação. Para ser elegível, é necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque por motivo de calamidade nos últimos 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada.

O processo de solicitação é simples e rápido através do Aplicativo FGTS, na opção “Meus Saques”, no celular, dispensando a necessidade de comparecer a uma agência. Ao fazer a solicitação, os trabalhadores podem indicar uma conta da Caixa, incluindo a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem custos adicionais.

Confira o passo a passo para solicitar o saque calamidade no aplicativo do FGTS:

  1. Realizar o download do app FGTS e preencher as informações de cadastro;
  2. Selecionar a opção “Meus saques” e escolher “Outras situações de saque – Calamidade pública” e acessar a cidade;
  3. Enviar os seguintes documentos: foto do documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
  4. Escolher a opção para creditar o valor em conta Caixa, incluindo a Poupança Digital Caixa Tem, ou em outro banco, e enviar a solicitação.

Para fazer a solicitação é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade (também são aceitos carteira de habilitação e passaporte), sendo necessário o envio frente e verso do documento,
  • Selfie (foto de rosto) com o mesmo documento de identificação,
  • Comprovante de residência em nome do trabalhador, como conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet e/ou TV, fatura de cartão de crédito, entre outros, emitidos até 120 dias antes da decretação de calamidade.

Caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a), é necessário apresentar Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.

O aplicativo FGTS está disponível gratuitamente para download nas plataformas digitais e é compatível com sistemas operacionais Android e IOS.