
A Câmara Municipal de Natal instalou, nesta quinta-feira (9), a Frente Parlamentar das Mudanças Climáticas, com o objetivo de debater e propor ações de enfrentamento aos impactos ambientais na capital potiguar. A iniciativa é de autoria da vereadora Brisa Bracchi (PT) e busca reunir representantes do poder público, universidades e organizações da sociedade civil.
Segundo a parlamentar, a criação da frente visa fortalecer políticas públicas que ajudem Natal a lidar com os efeitos da crise climática.
“O objetivo da frente é fortalecer e criar políticas públicas para lidar com a crise climática em Natal, que se manifesta em eventos climáticos extremos. A frente busca unir esforços da Câmara Municipal com a sociedade civil, incluindo universidades e ONGs. As reuniões serão a cada dois ou três meses, mas a atuação será principalmente fora da Câmara, com visitas a projetos locais e criação de uma ‘rota do clima’ para conhecer iniciativas de arborização, reciclagem e educação ambiental”, explicou Brisa.
O vereador Daniel Valença (PT) também apontou a relevância do tema e criticou a falta de medidas concretas por parte do poder público.
“Faltam políticas públicas efetivas para lidar com essa questão em nossa cidade. Por outro lado, sobram problemas, como os equívocos do plano diretor e na regulamentação de zonas de proteção ambiental, além do incentivo ao adensamento da orla, que pode agravar os impactos, como a recente erosão na Praia de Ponta Negra. Defendemos um desenvolvimento urbano sustentável, que beneficie toda a população, visando uma cidade preparada para os desafios climáticos”, afirmou.
Além de Brisa Bracchi e Daniel Valença, participaram da reunião de instalação os vereadores Thabatta Pimenta (PSOL) e Pedro Henrique (PP).













