
A Câmara Municipal de Parnamirim inicia nesta segunda-feira (8) a programação do Junho Verde 2026, iniciativa voltada à promoção da sustentabilidade ambiental, da resiliência urbana e da conscientização sobre os desafios climáticos. Neste ano, o evento tem como tema “Parnamirim, Cidade Verde e Resiliente: ação climática, preservação dos oceanos e desenvolvimento urbano sustentável”.
De acordo com a Câmara, a proposta busca fortalecer o papel do Legislativo municipal como espaço de diálogo, participação cidadã e construção de iniciativas relacionadas à preservação ambiental e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A programação também está alinhada à campanha internacional do Dia Mundial do Meio Ambiente 2026, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que adota o lema #AgoraPeloClima (#NowForClimate), incentivando governos, instituições e sociedade civil a desenvolverem ações voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas.
Ao longo da semana, serão promovidas atividades educativas, eventos institucionais e ações de reconhecimento a profissionais e entidades que atuam na área ambiental.
Programação
Segunda-feira (08/06)
- 10h às 15h: Projeto Espaço Verde Vivo;
- 14h: Audiência Pública “Parnamirim, Cidade Verde e Resiliente”.
Terça-feira (09/06)
- 9h: Gravação especial do podcast “Deixa Ela Falar”, com o tema “Mulheres pelo Clima: Liderança Feminina em Ação”, contando com a participação da professora doutora Sheyla Varela Lucena, do IFRN.
Quarta-feira (10/06)
- 8h: Entrega institucional dos resíduos eletroeletrônicos arrecadados pela Câmara Municipal ao IFRN Campus Parnamirim;
- 18h: Sessão solene para entrega da Comenda de Honra ao Mérito “Damião Calixto dos Santos” aos profissionais da limpeza urbana.
Quinta-feira (11/06)
- 8h: Oficina de Gravura Sustentável utilizando embalagens Tetra Pak, voltada à educação ambiental e ao reaproveitamento de resíduos.
Sexta-feira (12/06)
- 10h: Sessão solene para entrega da Comenda do Mérito Ambiental e Sustentável a pessoas e instituições reconhecidas por sua atuação em defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.
Segundo a Câmara Municipal, as atividades buscam ampliar o debate sobre sustentabilidade, incentivar práticas ambientais responsáveis e estimular a participação da sociedade em ações voltadas à preservação dos recursos naturais e à construção de cidades mais resilientes.











