Nesta sexta-feira (15), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realiza a sexta edição da Caminhada Espaços Sagrados do Centro Histórico de Natal. O evento, que tem como tema “Patrimônio: viva o passado, o presente e o amanhã”, será feito exclusivamente na Cidade Alta pela primeira vez, promovendo uma experiência imersiva no patrimônio cultural e arquitetônico do bairro. A concentração está marcada para as 7h na Igreja de Santo Antônio, conhecida como Igreja do Galo, e o percurso inclui uma série de locais de valor histórico e religioso.
O trajeto deste ano foi reformulado, excluindo o tradicional Cemitério do Alecrim e concentrando-se em um percurso de 2,3 km. A mudança possibilita uma maior exploração de espaços emblemáticos da Cidade Alta, que abrigam marcos como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, a Sinagoga Braz Palatinik, e a Primeira Igreja Presbiteriana de Natal. A novidade desta edição é a adesão da Arquidiocese de Natal, que se junta a igrejas evangélicas já participantes na abertura de templos para os visitantes.
Entre os locais que fazem parte da rota estão:
- Igreja de Santo Antônio (Igreja do Galo)
- Templo Maçônico Filhos da Fé
- Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação
- Igreja Nossa Senhora dos Rosário dos Pretos
- Praça das Mães
- Primeira Igreja Presbiteriana de Natal
- Sinagoga Braz Palatinik
- Colégio Imaculada Conceição
- Igreja Batista do Natal
- Igreja Internacional da Graça de Deus
- Catedral Metropolitana de Natal
- Igreja Presbiteriana Independente
- Praça Padre João Maria
- Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN)
A caminhada se encerra no Instituto Histórico e Geográfico do RN, onde será inaugurada a exposição “Materialidades Religiosas e Patrimônio Cultural”. A mostra busca evidenciar como objetos religiosos – incluindo vestimentas, adornos, amuletos e livros sagrados – representam a ligação de diferentes tradições religiosas com o sagrado. Esses itens são exibidos como reflexos das crenças e práticas religiosas e fazem parte do projeto de extensão Memória Religiosa da Cidade do Natal, em colaboração com o IHGRN. A exposição estará aberta para visitação até 28 de fevereiro de 2025.
A professora Irene van den Berg, idealizadora do projeto, explicou que a retirada do Cemitério do Alecrim do roteiro visa abrir espaço para uma futura caminhada dedicada aos espaços religiosos do bairro Alecrim, com data prevista para o primeiro semestre de cada ano.
Inscrições e certificação
A inscrição para a caminhada é opcional, gratuita e aberta a pessoas de todas as idades. Interessados podem se inscrever pelo perfil @memoriareligiosa, recebendo lembretes por e-mail e um certificado de participação.