O conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes foi escolhido, por unanimidade, como presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN) para o período de 2025 a 2026. A votação ocorreu nesta quarta-feira (4), durante sessão do Pleno, que também definiu o conselheiro Antônio Ed Souza Santana como vice-presidente.
Esta é a segunda vez que Thompson assume a liderança do TCE-RN, tendo exercido o cargo anteriormente no biênio 2015-2016. Após a eleição, ele agradeceu a confiança dos colegas e reforçou seu compromisso com uma gestão eficiente e moderna. “Quero aqui reforçar meu compromisso com a gestão moderna, eficiente, dando continuidade às últimas gestões, que foram exitosas”, declarou.
Thompson também destacou os desafios à frente do tribunal, como a incorporação da Inteligência Artificial. “Não podemos prescindir de abraçar esse desafio como uma de nossas bandeiras na administração. Tenho certeza que os meus colegas, servidores da casa e colaboradores estarão unidos para tornar o Tribunal cada vez melhor”, afirmou.
O atual presidente, conselheiro Gilberto Jales, parabenizou Thompson e desejou sucesso em sua nova gestão. “Mais uma vez, foi um processo harmonioso. Tenho certeza que o conselheiro Thompson contará com o empenho e apoio de todos”, comentou.
Além da escolha da presidência, foram eleitos outros integrantes de funções estratégicas no TCE:
- Corregedoria: Conselheiro Gilberto Jales.
- Diretor da Escola de Contas: Conselheiro George Soares.
- Ouvidoria de Contas: Conselheiro Paulo Roberto Alves.
- 1ª Câmara de Contas: Conselheiros Poti Júnior (presidente), Paulo Roberto Alves e George Soares.
- 2ª Câmara de Contas: Conselheiros Renato Dias (presidente), Gilberto Jales e Antônio Ed Santana.
Os conselheiros substitutos designados foram Marco Montenegro, para a 1ª Câmara, e Ana Paula Gomes, para a 2ª Câmara.
Trajetória de Carlos Thompson
Carlos Thompson Costa Fernandes iniciou sua trajetória no TCE-RN como estagiário e avançou para cargos como auxiliar de gabinete, assessor jurídico, consultor-geral e procurador do Ministério Público de Contas, função alcançada por meio de concurso público. Foi nomeado conselheiro em 2011 após indicação em lista tríplice.
Ele já ocupou posições como presidente da 1ª Câmara de Contas, vice-presidente do tribunal, além de diretor da Corregedoria, Ouvidoria e da Escola de Contas. Antes de integrar o TCE, exerceu cargos como procurador do Banco Central, defensor público do Distrito Federal e procurador do Ministério Público Especial no Tribunal de Contas do DF.
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Thompson é mestre em Direito do Estado pela PUC-SP e especialista em Direito Público pela UFC. Ele também é coautor do livro “O Novo Constitucionalismo na Era Pós-Positivista” e foi professor de Direito Constitucional no UNI-RN.
TCE reduz acúmulos de cargos públicos ilegais no RN em quase 60%; economia é de R$ 29 milhões