Carmen Lúcia é eleita presidente do Tribunal Superior Eleitoral - O Poti News

Carmen Lúcia é eleita presidente do Tribunal Superior Eleitoral

A ministra tomerá posse no iníco do mês de junho, quando termina o mandato do ministro Alexandre de Moraes. Foto: Marcelo Camargo/EBC.

A ministra Cármen Lúcia foi eleita para assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante o biênio 2024-2026. A votação segue o protocolo padrão do TSE, onde a presidência é ocupada de forma rotativa pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que compõem o tribunal.

Cármen Lúcia, atual vice-presidente do TSE, é a próxima na linha para liderar o tribunal, substituindo o ministro Alexandre de Moraes, que completará seu mandato máximo de dois anos na Corte no dia 3 de junho.

Em seu pronunciamento após a eleição, a ministra reiterou seu compromisso em garantir que a Justiça Eleitoral continue a desempenhar seu papel fundamental na democracia brasileira.

Nos comprometemos a honrar as leis e a Constituição da República, nos comprometemos inteiramente com a responsabilidade e a absoluta dedicação para que o TSE continue presente a cumprir sua função constitucional em benefício da democracia brasileira“, afirmou.

Além da presidência, o plenário do TSE também definiu que o ministro Nunes Marques será o vice-presidente do tribunal durante o próximo biênio. Completam o plenário os ministros efetivos Raul Araújo, Maria Isabel Galotti, Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares.

O Tribunal Superior Eleitoral é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados com notório saber jurídico indicados pelo presidente da República.