Carnaval impulsiona setor de bares e restaurantes, que espera crescimento de até 15% em relação ao ano passado - O Poti News

Carnaval impulsiona setor de bares e restaurantes, que espera crescimento de até 15% em relação ao ano passado

Cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife preveem faturamento 15% maior. Já para Salvador e São Paulo, o aumento deve ser de até 10%. Foto: Abrasel.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) estima um crescimento nos lucros do setor de até 15% nas nas capitais que sediam as maiores festas de carnaval do país. Conforme os dados da Abrasel, cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife têm previsão de um aumento de até 15% no faturamento em relação ao ano anterior. Para Salvador e São Paulo, a projeção é de um crescimento de até 10%.

A pesquisa Tendências de Turismo, conduzida pelo Ministério do Turismo (MTur), revela que cerca de um terço dos brasileiros planeja viajar durante o período do Carnaval. “É uma grande oportunidade para se empreender no Turismo, então, mostra o tamanho do nosso potencial e as grandes oportunidades que o setor oferece para geração de renda”, diz o ministro do Turismo, Celso Sabino.

O crescimento esperado no setor é atribuído a fatores positivos na economia nacional. Paulo Solmucci, presidente executivo da Abrasel, aponta para a criação de quase 2 milhões de novos postos de trabalho no ano passado e menciona a redução da inflação, especialmente nos alimentos, e a queda da taxa de juros como elementos que liberaram recursos para o consumo.

Em paralelo à movimentação característica do Carnaval, observa-se um grande aumento na busca por pacotes de viagens. Dados da plataforma Decolar indicam um incremento de 114% no interesse por destinos nacionais em comparação com o ano anterior. Natal (RN), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) despontam como destinos preferenciais, atraindo um público em busca de experiências únicas durante o período festivo.

Natal é a quinta cidade mais procurada por brasileiros para o carnaval 2024