Números do Instituto Fecomércio (IFC) revelaram que o Carnaval de Assú gerou mais de R$ 10,2 milhões neste ano, sendo bem recebida tanto pelos foliões quanto pelos empresários locais.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Assú e vice-presidente da Fecomércio RN, Francisco Barbosa, e o diretor de Inovação e Competitividade da Federação, Luciano Kleiber, apresentaram os dados ao prefeito de Assú, Gustavo Montenegro, nesta sexta-feira (8), durante o programa Caderno de Ocorrências, da Rádio Princesa FM.
De acordo com Barbosa, “o estudo deixou claro que o carnaval teve um impacto grandioso na economia do Assú, e tenho certeza que ajudará o poder público a preparar uma festa ainda maior no ano que vem. As pesquisas do IFC revelam muitos dados valiosos, que mostram não apenas do que o público gostou ou não gostou, mas principalmente como continuar melhorando”.
Perfil dos foliões
A pesquisa mostrou que a maioria dos participantes do Carnaval de Assú em 2024 é do sexo masculino (54,1%), tem entre 35 e 44 anos (32,3%), concluiu o ensino médio (51,5%), e possui uma renda familiar mensal de até 2 salários-mínimos (63,7%). Além disso, a maior parte dos foliões reside no próprio município (77,8%), celebrou a festa com parentes (42,5%), e já participou do evento pelo menos oito vezes (61,1%).
Segundo Luciano Kleiber, “cerca de 32,3% das pessoas decidiram que iam passar o Carnaval em Assú com 15 dias de antecedência. Esse número é alto, naturalmente, porque a maior parte dos foliões vive no município; mas poderia ser menor se a programação fosse divulgada com mais antecedência”.
Gastos médios
Os shows musicais (72,1%) e os blocos de rua (36,5%) foram as principais atrações procuradas pelos foliões durante o Carnaval de Assú. Em média, os gastos individuais dos residentes no município foram de aproximadamente R$ 545,66, enquanto os visitantes e turistas desembolsaram cerca de R$ 605,37.
Para atender à demanda gerada pelo Carnaval, os negócios de Assú investiram principalmente na ampliação do estoque (60%) e na variedade dos produtos oferecidos (39,3%). Além disso, aproximadamente 22,7% dos empresários contrataram funcionários temporários para trabalhar durante o período festivo.
Durante o Carnaval, muitos empresários utilizaram estratégias de divulgação (40%), promoções (31,3%) e ofereceram atendimento personalizado (31,3%) para atrair mais clientes. Em média, os negócios locais receberam 151 clientes por dia de festa, com um faturamento médio diário de cerca de R$ 2756,67.
O diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleber, ressaltou que “os empreendedores de Assú venderam, em média, para 151 pessoas por dia de carnaval. Quem vive do comércio sabe que isso não é fácil”.
O Instituto Fecomércio RN entrevistou um total de 150 empreendedores e 501 foliões para mapear a percepção dos empresários e o perfil dos participantes do Carnaval de Assú. As entrevistas foram realizadas entre os dias 9 e 13 de fevereiro, nos locais de atrações do Carnaval no município. A margem de erro das pesquisas é de aproximadamente 3 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.