O filme “Esconde-Esconde”, coprodução entre a Casa da Praia Filmes, Delírio Filmes e o Instituto Stanislavsky, fará sua estreia no 33º Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz, que acontece entre até o dia 27 deste mês na França. O evento é reconhecido por ser uma vitrine para produções de relevância social e artística do cinema latino-americano.
Dirigido por Vitória Vasconcellos, que também assina o roteiro, o filme foi gravado nas ruas de São Paulo, utilizando película 16mm. Com uma abordagem metalinguística e documental, o longa explora a história de duas irmãs nordestinas, que escondem um segredo com potencial fatal. A obra levanta discussões sobre temas atuais, como a violência de gênero no Brasil, e conta com Glória Maciel e a própria Vitória Vasconcellos no elenco principal, além de participações de Luciana Lyra e Ronna Salgado.
“Nossa equipe pequena, mas indomável, foi para as ruas com alguns rolos de película e desenvolveu uma proposta visual provocadora para contar a história de duas irmãs nordestinas e um segredo que pode ser fatal. As conversas, entrevistas, pesquisas e experiências pessoais que inspiraram o roteiro do filme deixaram claro que é perigoso ser mulher no Brasil. E é por isso que nosso filme precisou existir”, diz Vasconcellos, que também é uma das protagonistas do filme.
O Festival de Biarritz, além de ser uma importante plataforma para o cinema latino-americano, busca promover o diálogo entre culturas e dar espaço tanto para novas vozes quanto para nomes já consagrados da sétima arte. A estreia de “Esconde-Esconde” no festival representa um momento significativo para a equipe do filme, que utiliza uma linguagem intimista e ousada para abordar a resistência feminina e o papel da mulher na sociedade contemporânea.
Serviço:
- Estreia de “Esconde-Esconde” no 33º Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz
- Direção: Vitória Vasconcellos
- Quando: 21 a 27 de setembro de 2024, com exibições nos dias 26 e 27 de setembro
- Onde: Biarritz, França
Sobre a Casa da Praia Filmes
Fundada em 2011, a Casa da Praia Filmes se destaca pela produção de obras autorais e artísticas. Desde 2016, a produtora tem acumulado prêmios em diversos festivais internacionais, com destaque para curtas como “Fendas” (2019) e “Sideral” (2021), este último selecionado para o Festival de Cannes e concorrente à Palma de Ouro.
Diretores potiguares comemoram plataforma de streaming nacional anunciada pelo governo federal