Casa do Padre João Maria recebe Mostra de Cinema promovida pelo Cineclube Natal - O Poti News

Casa do Padre João Maria recebe Mostra de Cinema promovida pelo Cineclube Natal

Esta será a segunda de uma série de sete mostras.

Neste sábado (4), o Cineclube Natal apresenta a mostra de curtas “Se as Paredes Falassem: Natal Documentada”, convidando o público a explorar as histórias que permeiam a cidade através do cinema. A sessão, composta por cinco curtas potiguares com diferentes perspectivas sobre Natal, sob a curadoria de Hugo Braga, acontecerá na Casa do Padre João Maria, às 18h.

O imóvel, localizado na Rua da Conceição, 603, na Cidade Alta, é reconhecido como Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Estado pelo Governo do Rio Grande do Norte, via Fundação José Augusto (FJA), sendo cedido ao IPHAN e aberto para eventos culturais.

Esta será a segunda de uma série de sete mostras, contempladas pelo edital da Lei Paulo Gustavo de fomento a cineclubes no Município, que ocorrerão até o final do ano. Hugo Braga, curador da sessão e membro do Cineclube Natal, destaca a importância de compartilhar as narrativas documentadas sobre a história e as pessoas que moldaram a cidade, promovendo uma educação patrimonial mais direta.

Os filmes a serem exibidos incluem “Te Guardo no Bolso da Saudade”, de Rosy Nascimento; “Sêo Inácio (ou o Cinema do Imaginário)”, de Helio Ronyvon; “A Noiva Natal”, de Heron Condor e Sophia Cabral; “Bati da Vila”, de Raquel Cardozo; e “Cidade Arrasada”, de Guesc. A mostra será seguida por um debate entre o curador da sessão, a arquiteta Wirenilza Lima e o antropólogo Anthony Rodrigues.

O objetivo da mostra é estimular um debate sobre a participação das pessoas na construção da história da cidade, destacando as histórias familiares transmitidas ao longo das gerações e refletidas no cinema. Todas as sessões do projeto “Revitalização do Cineclube Natal” são realizadas em espaços culturais da cidade, com patrocínio do Governo Federal e do Município de Natal via Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, além do apoio do Governo do RN, por meio da FJA, para a divulgação.

SERVIÇO:

“Se as paredes falassem: Natal documentada” | do Cineclube Natal

🗓️ 4 de maio de 2024 (sábado), às 18h – Entrada gratuita.

🕐 18h – Entrada franca!

📍 Casa do Padre João Maria – Rua da Conceição, 603, Cidade Alta – Natal (RN).