Caso Joca: Manifestação pacífica por mudanças nas regras de transporte aéreo de animais acontece hoje (28) no Parque de Capim Macio - O Poti News

Caso Joca: Manifestação pacífica por mudanças nas regras de transporte aéreo de animais acontece hoje (28) no Parque de Capim Macio

Manifestação acontece em resposta a morte do cachorro Joca, na última segunda-feira (22). Foto: Reprodução/Instagram.

Neste domingo (28), a partir das 16h, tutores e defensores dos direitos dos animais de Natal se reúnem no Parque Ecológico de Capim Macio, para cobrar justiça e exigir mudanças nas regras de transporte aéreo de animais. A convocação para o evento, promovida por movimentos sociais ligados à causa animal, ganhou força nas redes sociais e está acontecendo em diversas cidades do Brasil.

Os atos surgem como uma resposta à morte trágica do cachorro Joca, ocorrida após uma falha no transporte pela companhia aérea Gol.

Entenda o caso:

Joca era um cachorro da raça Golden, de 5 anos, que embarcou dentro de uma caixa de transporte no porão de um avião da Gol, na última segunda-feira (22). Ele saiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e deveria ter sido encaminhado para Sinop (MT). No entanto, por conta de uma falha operacional, o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (CE) e quando o dono, João Fantazzini, conseguiu reencontrar o cão, ele já estava morto dentro do canil da empresa.

Após a polêmica, a Gol suspendeu por 30 dias as vendas do serviço de transporte de cães e gatos prestado pela GOLLOG Animais, e do produto Dog&Cat + Espaço, para viagens realizadas no porão da aeronave. De acordo com a companhia aérea, a decisão é para que a empresa possa se dedicar totalmente a concluir o processo de investigação do ocorrido.

Investigação:

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério de Portos e Aeroportos informaram na quarta-feira (24) que foi instaurado um processo administrativo para apurar a morte de Joca.

Em nota conjunta, a agência e o ministério informaram que já solicitaram à Gol os “detalhes sobre as condições de transporte do animal, o seu envio para localidade diversa da contratada e as condições para a prestação desse tipo de serviço”.