A Central do Cidadão da Zona Sul de Natal, situada no bairro de Capim Macio, inaugurou uma sala dedicada ao serviço de emissão da Carteira de Identidade Nacional. A “Central Acolhe” agora dispõe de uma sala especialmente adaptada para atender crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições de desenvolvimento atípicas. O espaço foi projetado por uma equipe de profissionais qualificados, com o objetivo de promover o bem-estar e garantir a igualdade no acesso aos serviços da Central.
O projeto é o resultado da denúncia da mãe e assistente social, Renata Correia, que ao enfrentar dificuldades com seu filho autista numa das unidades das centrais, reclamou seus direitos nas redes sociais. “Esse é um sonho realizado, ver que nossas dificuldades são vistas. Que as nossas crianças dentro do espectro autista ou qualquer outra questão atípica não são invisíveis. Transformei a desregulação de meu filho diante da falta de preparo em um projeto que acolhe: Central Acolhe. Sou grata a todos que fizeram parte desse sonho”, afirma.
A unidade é uma das maiores e mais movimentadas do Rio Grande do Norte, realizando aproximadamente 12 mil atendimentos mensais em suas instalações. Para a implementação da Central Acolhe, foram investidos R$ 60 mil, utilizando recursos do orçamento próprio das Centrais do Cidadão. Esse valor pode variar de acordo com a disponibilidade de espaço para a instalação das salas nas diferentes unidades das Centrais do Cidadão.