O Rio Grande do Sul enfrenta mais um período de chuvas intensas neste domingo (12) e segunda-feira (13), segundo a meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação do Estado. A previsão indica volumes expressivos em todas as regiões, com possibilidade de acumulados consideráveis, especialmente no noroeste, centro, vales, região metropolitana, serra e litoral norte.
Essa intensificação das chuvas se dá devido a um bloqueio atmosférico causado por uma frente estacionária, conforme explica o meteorologista Glauco Freitas, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O sistema continuará provocando instabilidade no tempo, com volumes de 30 a 50 milímetros de chuva até quarta-feira (15), quando está prevista a entrada de uma massa polar.
Apesar dos volumes aparentemente baixos, a preocupação é significativa devido à quantidade de chuva dos últimos dias. Qualquer incidência acima de 10 mm traz preocupação e, quando atinge 30 mm, pode causar transtornos à população.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alerta de alto risco de ocorrências hidrológicas, como alagamentos, principalmente na porção centro-norte do estado. Também há alta probabilidade de deslizamentos, especialmente na Serra Gaúcha e em áreas mais elevadas, devido à grande quantidade de chuva na última semana e à previsão de mais temporais.
Diante desse cenário, é essencial que a população esteja atenta aos avisos e alertas da Defesa Civil do estado e tome as precauções necessárias para garantir a segurança. A previsão é de ventos fortes, especialmente na parte leste do estado, o que pode agravar a situação em áreas já afetadas pelas chuvas.