
Neste domingo (5), mais de 760 mil candidatos devem comparecer aos locais de aplicação para realizar as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025. Conhecido como o “Enem dos Concursos”, o processo seletivo reúne 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos da administração pública federal.
A aplicação ocorrerá em 1.294 locais de prova, espalhados por 228 cidades brasileiras. A organização do certame é de responsabilidade do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Atenção aos horários
As provas terão início às 13h (horário de Brasília), tanto para candidatos a cargos de nível superior, quanto para aqueles que concorrem às vagas de nível médio e técnico (nível intermediário).
Os portões serão fechados pontualmente às 12h30, ou seja, 30 minutos antes do início da aplicação. Por isso, os organizadores orientam que os participantes cheguem com bastante antecedência, considerando possíveis congestionamentos próximos aos locais de prova.
Consulta ao cartão de confirmação
Para evitar imprevistos, os candidatos devem consultar o cartão de confirmação, disponível no site oficial do CNU 2025. O documento informa o endereço do local de prova, o horário de apresentação, o número de inscrição e demais dados como solicitações de atendimento especializado ou uso de nome social, quando solicitados.
Embora não seja obrigatória a apresentação do cartão impresso, a recomendação é levá-lo para facilitar o acesso ao local de prova.
O que levar para a prova
Para realizar o exame, é necessário apresentar um documento oficial com foto, que pode ser físico ou digital (nos aplicativos e-Título, CNH Digital ou Carteira de Identidade Digital, com acesso via GOV.BR). Prints ou cópias não são aceitos.
Também é preciso levar:
- Caneta esferográfica azul ou preta, com corpo transparente;
- Cartão de confirmação (opcional);
- Água e lanches leves, em recipientes transparentes e sem rótulo.
O que é proibido
Durante a aplicação, não será permitido o uso ou posse de:
- Aparelhos eletrônicos (celular, relógio, fones de ouvido, tablet etc.);
- Óculos escuros, chapéus, bonés e objetos não previstos no edital;
- Lápis, borracha e corretivos;
- Alimentos e bebidas em embalagens opacas ou não transparentes.
Todos os eletrônicos deverão ser desligados e lacrados em envelope fornecido pelos fiscais.
*Com Informações de Agência Brasil
Afastamentos por depressão e ansiedade crescem 241% em dez anos no Brasil













