Na próxima sexta-feira (26), o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) inaugura o Leading Advanced Technology Center of Excellence (LANCE), um centro dedicado à excelência em tecnologias avançadas para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O investimento de cerca de R$ 18 milhões foi realizado pela Lenovo do Brasil, por meio de incentivos fiscais da Lei de Informática.
O LANCE oferecerá suporte a pesquisas em áreas como Redes Móveis (5G e 6G), Aplicações Inteligentes e Imersivas, Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquinas, entre outras.
Localizado no prédio do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI), o LANCE ocupa um andar inteiro em uma área de 330m² no campus central da UFRN.
O centro colaborará com projetos em parceria com diversas instituições de tecnologia e apoiará futuros projetos de PD&I com empresas e setor público, além de pesquisas da universidade.
O LANCE consiste em quatro laboratórios: Inovação em Inteligência Artificial, Serviços e Aplicações da Internet do Futuro, Tecnologias Educacionais Assistivas e Multimídia, e Lenovo Accessibility Lab.
Sua infraestrutura inclui redes sem fio convergentes (duas 5G privadas e uma WiFi6), uma nuvem privada com 20 servidores, rede de dados ótica e plataforma de testes para diversos casos de uso, além de dispositivos inteligentes como óculos de realidade aumentada e luvas inteligentes.
A equipe do LANCE é composta por pelo menos 50 profissionais, incluindo pesquisadores, bolsistas e estudantes, capacitados em diversos projetos de PD&I.
Para o diretor geral do IMD, professor José Ivonildo do Rêgo, o LANCE representa uma grande conquista para o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte, destacando a parceria bem-sucedida com a Lenovo.
“O LANCE é fruto de uma parceria bem-sucedida com a big tech Lenovo, que se associou ao Instituto através da liderança do professor Augusto Venâncio Neto e de um grupo de pesquisadores da UFRN e de outras instituições. Foi isso o que permitiu que tivéssemos agora um dos mais importantes conjunto de laboratórios para áreas como Redes Avançadas, Inteligência Artificial e Realidade Virtual”, destaca o Ivonildo.