Companhia aérea começa a pesar passageiros no portão; entenda - O Poti News

Companhia aérea começa a pesar passageiros no portão; entenda

Objetivo é calcular equilíbrio da aeronave e garantir voo seguro. Foto: Divulgação.

A Finnair, companhia aérea europeia, está conduzindo um teste pioneiro no Aeroporto de Helsinki, envolvendo a pesagem de passageiros e suas bagagens de mão antes do embarque. O objetivo é diminuir as estimativas de peso das aeronaves.

Ao contrário dos procedimentos tradicionais de check-in, nos quais lidar com bagagens pesadas pode ser constrangedor, os passageiros estão participando voluntariamente desse processo de pesagem.

Segundo Päivyt Tallqvist, vice-presidente sênior de comunicações da Finnair, o teste não está vinculado a dados individuais dos passageiros, garantindo total anonimato. Apenas os funcionários responsáveis pelo embarque têm acesso aos dados de peso, preservando assim a privacidade dos passageiros.

Desde o início do teste, na última segunda-feira (5), até a manhã desta quinta-feira (8), aproximadamente 800 voluntários já participaram, superando as expectativas da companhia aérea. Tallqvist enfatizou que a iniciativa foi bem recebida pelos clientes da Finnair, com muitos voluntários se apresentando proativamente para participar do processo.

A Finnair planeja pesar um total de 1.200 passageiros durante a temporada de inverno, com a possibilidade de ampliar a amostragem durante o verão. De acordo com Tallqvist, a coleta de dados sobre o peso médio dos passageiros e de suas bagagens de mão é fundamental para garantir o equilíbrio da aeronave e realizar os cálculos de desempenho necessários para garantir a segurança dos voos.