Complexo Eólico Cajuína, no RN, vai gerar energia para a Microsoft Brasil - O POTI

Complexo Eólico Cajuína, no RN, vai gerar energia para a Microsoft Brasil

Início das construções do Parque Eólico Cajuína. Foto: Divulgação/AES.

A AES Brasil anunciou um acordo com a Microsoft que garantirá o fornecimento de energia limpa por um período de 15 anos para a empresa de softwares e computadores, a partir de julho de 2024. A fonte dessa energia será o Complexo Eólico Cajuína, atualmente em desenvolvimento no interior do Rio Grande do Norte, entre as cidades de Lajes, Pedro Avelino, Angicos e Fernando Pedroza. O Parque deve entrar em operação ainda neste ano.

O projeto resultante dessa colaboração terá uma capacidade eólica instalada de 154 MW, suficiente para alimentar aproximadamente 250 mil residências e evitar a emissão anual de 28,7 mil toneladas de gases de efeito estufa (GEE). O investimento total do empreendimento é estimado em cerca de R$ 1 bilhão.

O Complexo Eólico Cajuína, localizado no Rio Grande do Norte, é o terceiro empreendimento da AES Brasil no estado e poderá atingir uma capacidade total instalada de mais de 1,4 GW, com 684 MW já em construção. As obras tiveram início em 2022, com a entrada em operação prevista para o segundo semestre deste ano.