Concurso Nacional Unificado alcança 1 milhão de inscritos - O Poti News

Concurso Nacional Unificado alcança 1 milhão de inscritos

Foto: Reprodução.

Ontem (26), o Concurso Nacional Unificado (CNU) alcançou a marca de um milhão de inscrições. O processo de cadastramento teve início em 19 de janeiro e permanecerá aberto até 9 de fevereiro. As taxas de inscrição são de R$ 90 para cargos de nível superior e R$ 60 para cargos de nível médio.

Criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o CNU é um modelo inovador de seleção de servidores públicos. Essa abordagem consiste na realização conjunta de concursos públicos em todo o país para o provimento de cargos efetivos nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

A inscrição é feita através da página do GOV.BR, onde os candidatos, após realizar o login, escolhem as carreiras desejadas, agrupadas em oito blocos temáticos. Com o CNU é a possível fazer apenas uma inscrição para disputar vagas em mais de um cargo, desde que pertencentes ao mesmo bloco temático. O candidato paga uma única taxa de inscrição e deve classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, com base na nota alcançada.