Conferência Potiguar do Clima acontece até o sábado (13), na UFRN - O Poti News

Conferência Potiguar do Clima acontece até o sábado (13), na UFRN

Com o tema “Do Sertão ao mar: a ocupação do território potiguar”, a conferência tem como objetivo apresentar dados e buscar soluções para enfrentar a crise climática. Foto: Reprodução.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sediará, entre os dias 11 e 13 de abril, a 2ª Conferência do Clima do RN (COP Clima RN), um evento voltado para a discussão dos desafios ambientais que afetam o estado potiguar.

Com o tema “Do Sertão ao mar: a ocupação do território potiguar”, a conferência tem como objetivo apresentar dados e buscar soluções para enfrentar a crise climática e promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade. Autoridades, pesquisadores e representantes dos 167 municípios do estado estarão presentes para contribuir com o debate.

De acordo com o pró-reitor de extensão da UFRN e um dos painelistas da Conferência, Graco Aurélio, discutir a temática é extremamente importante. “Esta iniciativa é fundamental para trazer para dentro da academia representantes dos três poderes e levar para a sociedade as pesquisas que estamos realizando, no intuito de diminuir o impacto desta grave crise climática. Ou todos nos unimos, ou todos pagaremos um alto preço por não nos mobilizarmos”, comenta.

A programação inclui diversas atividades, como palestras, mesas temáticas e apresentações culturais, visando a troca de conhecimento e experiências entre os participantes. No encerramento, está prevista a leitura da Carta da COP Clima RN 2023, que irá analisar os avanços e retrocessos das demandas apresentadas no ano anterior.

A primeira edição da conferência, realizada em 2023, teve como foco a necessidade de arborização das cidades para enfrentar a desertificação e o aumento da temperatura. Como resultado, foram estabelecidas diversas diretrizes, incluindo o plantio de 5 milhões de mudas no RN.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser realizadas através do site oficial, com vagas limitadas. Os participantes que comparecerem receberão certificados de participação.

Além da UFRN, outras instituições importantes, como a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Assembleia Legislativa, estão colaborando com a organização da conferência.