O comércio de Natal encerrou 2024 com um aumento de 4,9% na confiança dos empresários, impulsionado pelo crescimento da Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que registrou alta de 7,2% em relação a dezembro do ano anterior. O resultado reflete um cenário econômico mais positivo, segundo análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN).
Os dados, apurados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), indicam que os varejistas natalenses percebem avanços no setor ao longo do ano. O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destaca que a confiança dos comerciantes foi influenciada pela queda dos níveis de desemprego e pelo crescimento do setor varejista.
“A economia do Rio Grande do Norte teve um 2024 marcado pelo crescimento do comércio varejista e pela queda do desemprego. Os últimos dados da Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, mostram que em novembro o setor já apresentava alta interanual pelo 12º mês consecutivo. Então, os empresários locais tiveram bons motivos para terminar o ano mais animados e otimistas do que em 2023”, afirmou Queiroz.
Apesar do cenário positivo, o levantamento da CNC aponta que empresas que comercializam bens duráveis apresentaram uma leve queda na confiança de -1,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, a confiança dos negócios que empregam até 50 funcionários cresceu 5%, reforçando o otimismo no setor.