Confira: dicas de como evitar fraudes e golpes na Black Friday - O Poti News

Confira: dicas de como evitar fraudes e golpes na Black Friday

Clientes precisam estar alertas a preços irreais, produtos pirateados e sites falsos. Foto: iStock

Chegou a Black Friday, dia de muitas promoções e ofertas no comércio e claro, nos sites e aplicativos de vendas. Porém, é importante estar atento para fraudes e golpes que podem ocorrer neste período. Confira algumas dicas para não acabar no prejuízo:

1. Preços muito abaixo da média dos outros sites Com muitas ofertas por toda a internet, é comum que o cliente seja automaticamente atraído por aquelas que são mais baratas. Porém, apesar dos preços mais baixos na Black Friday, é necessário ficar atento para aquilo que é irreal e foge da média que está sendo cobrado em outros sites. O site pode estar praticando golpes.

2. Confiabilidade dos sites
A variedade dos sites é ótima para aqueles que querem comparar preços e ofertas. Mas, é necessário ficar atento para sites que não são confiáveis. Uma boa dica, é procurar pela avaliação e possíveis reclamações de outros clientes. Além disso, o PROCON criou uma listas de sites considerados suspeitos, confira:

Black Friday: PROCON divulga lista de sites que devem ser evitados; confira

3. Procedência e estado dos produtos
Algumas ofertas tendenciosas podem acabar atraindo o consumidor para produtos que não estão de acordo com o seu interesse, como coisas pirateadas, usadas ou danificadas.

4. Boletos e comprovantes falsos
É necessário ficar atento na hora de efetuar o pagamento de um boleto, conferindo todos os dados antes de finalizar o pagamento, como nome da empresa, data, CNPJ etc. Caso o consumidor caia nesse golpe, deve procurar o Procon de sua cidade, para que o órgão de defesa tente intermediar uma solução com o banco.

5. Valor da entrega
O prazo e o valor do frete cobrado pelo fornecedor também merecem atenção. Às vezes, o preço do produto está muito atrativo, mas, quando somado ao valor do frete, a compra já não compensa.

6. Guardar o comprovante
Não apenas em compras online, mas em geral, guardar o comprovante dos itens comprados é uma prática importante. Preservar todos os emails de confirmação do pedido, pagamento e qualquer outra comunicação que receba da loja é imprescindível.