Confira dicas de como manter os pets hidratados durante o verão - O Poti News

Confira dicas de como manter os pets hidratados durante o verão

Temperaturas elevadas podem afetar a saúde dos animais. Foto: Freepik.

O verão de 2024 está castigando a todos, até mesmo os bichinhos de estimação. As altas temperaturas e os raios solares podem causar problemas de desidratação, afetando os pets de maneira negativa. Por isso, é necessário que os tutores redobrem a atenção nesta época do ano.

A veterinária e nutróloga pet Karla Danielle destaca a importância do cuidado com a alimentação nesse período:

“Para que o pet não sofra tanto com o aumento das temperaturas, é interessante adequar a alimentação para dar um maior conforto térmico. Se o pet come ração, oferecer água gelada, gelinhos, caldo de proteína ou picolés pet. Se ele for alimentação natural ou comida caseira, a comidinha pode ser oferecida gelada ou em temperatura ambiente e esse tipo de alimentação naturalmente já fornece mais água versus a ração, então sai na frente no quesito hidratação Frutas mais suculentas como melão e melancia, como também banana e maçã podem ser servidas geladas. Sucos de frutas também são bem-vindos, mas todos em quantidade moderada por se tratar de carboidratos / frutose”.

Ainda segundo a profissional, há uma maneira simples de calcular a quantidade de água que cada animal precisa consumir diariamente para ter a hidratação apropriada, que é de 60 ml de água por quilo do animal. Ela também indica que os tutores observem a coloração da urina dos pets, que não deve estar muito amarelada.

Ela também indica mais cuidados com os gatos, que não possuem uma ingestão hídrica tão espontânea e costumam ser mais exigentes quanto a água que consomem, preferindo tomar a água em movimento através de fontes, pingos e torneiras.