Os beneficiários do programa Bolsa Família já podem conferir o calendário de pagamento de 2024. As datas foram divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), responsável pela gestão do programa, e da Caixa Econômica Federal, que executa os pagamentos.
O cronograma de pagamento segue a lógica do último dígito do número de identificação social (NIS) do cartão do Bolsa Família. A liberação dos recursos começa no primeiro dia de pagamento para beneficiários com NIS de final 1, prosseguindo a cada dia útil com novos grupos até alcançar o último grupo, com NIS de final 0.
Os pagamentos ocorrem durante os últimos dez dias úteis de cada mês, exceto em dezembro, quando há antecipação do calendário. Em novembro, devido ao feriado do Dia da Consciência Negra, no dia 20, é possível que as datas de pagamento sofram alterações, as quais serão comunicadas posteriormente.
Confira o calendário:
O Bolsa Família, reinstaurado em março de 2023, é o principal programa social de transferência de renda do Brasil. No seu 20º ano de existência, o programa garante o repasse mínimo de R$ 600 por família inscrita. Essa medida visa assegurar o acesso das famílias aos direitos sociais básicos, interrompendo o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações da mesma família.
Para ser elegível ao Bolsa Família, é necessário que cada pessoa da família tenha uma renda mensal máxima de R$ 218. O programa tem como foco central o auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade, proporcionando um suporte financeiro crucial para o bem-estar e desenvolvimento social dessas comunidades.