Os bancos brasileiros terão mudanças no horário de funcionamento durante o período de Natal e Ano Novo. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no dia 24 de dezembro, as agências atenderão ao público apenas das 9h às 11h, horário de Brasília. Já no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, não haverá expediente bancário, e as compensações, incluindo TEDs, não serão processadas.
Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, feriados nacionais, as instituições financeiras não abrirão para atendimento ao público, e nenhuma compensação bancária será realizada.
As agências bancárias operam normalmente nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro. Após o recesso de Ano Novo, o atendimento será retomado a partir de 2 de janeiro.
Pagamentos de contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento em 25/12, 31/12 ou 01/01 poderão ser realizados no próximo dia útil sem juros ou multas. Já os tributos que vencem nessas datas devem ser pagos antecipadamente para evitar acréscimos.
“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, explicou a Febraban. Caso contrário, a orientação é realizar o pagamento antes do vencimento ou usar canais como aplicativos, internet banking e caixas eletrônicos para agendamento.
A Febraban reforça que os meios eletrônicos são uma opção segura e acessível para os clientes. Transferências e pagamentos podem ser feitos por celulares, computadores, autoatendimento e atendimento telefônico. Além disso, boletos cadastrados no Débito Direto Autorizado (DDA) podem ser quitados diretamente pelo sistema.
A Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) considera não úteis, para operações bancárias, os sábados, domingos e feriados de âmbito municipal, estadual ou federal, determinando o fechamento das agências nesses dias.
Comércio de Natal terá horários ampliados para o período festivo