Confira sete curiosidades sobre Luís Roberto Barroso, próximo presidente do STF - O POTI

Confira sete curiosidades sobre Luís Roberto Barroso, próximo presidente do STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso. Foto: Ascom/STF.

Na próxima quinta-feira (28) toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) o ministro Luís Roberto Barroso. Ele vai substituir Rosa Weber, que se aposenta compulsoriamente por completar 75 anos em 2 de outubro.

Confira sete curiosidades sobre a trajetória do jurista:

1 – Trajetória acadêmica:

Luís Roberto Barroso possui mestrado e doutorado em Direito Público, sendo o primeiro pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e o último pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde leciona há mais de 30 anos.

2 – Ativismo judicial:

Barroso é reconhecido pela sua interpretação progressista da Constituição Federal. Ele defensor dos direitos humanos, igualdade de gênero e diversos temas progressistas.

3 – Advogado de causas notáveis:

Antes de se tornar ministro do STF, Barroso advogou em várias causas de destaque. Uma das mais notáveis foi a defesa da união civil de casais homoafetivos no Brasil.

4 – Autor e escritor:

Além de sua atuação no campo jurídico, o ministro é autor de diversos livros e artigos acadêmicos. Suas obras costumam abordar temas relacionados à democracia, direitos humanos e justiça.

5 – Dupla cidadania:

Luís Roberto Barroso possui cidadania brasileira e portuguesa. Ele é descendente de portugueses e, por isso, pode votar e trabalhar em Portugal sem a necessidade de visto.

6 – Julgou o mensalão:

Como ministro do STF, Barroso foi um dos responsáveis por julgar o caso do Mensalão, um dos maiores escândalos políticos do Brasil.

7 – Posicionamento ambiental:

Barroso é conhecido por seu comprometimento com a defesa do meio ambiente. Ele atuou como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e incentivou ações voltadas para a preservação ambiental, como a utilização de energia solar nas eleições.

A posse do ministro como presidente do Supremo acontece a partir das 16h. A sessão será transmitida pelo canal do STF no YouTube.