Conheça "A Revolução das Princesas": uma coleção de livros que inspira meninas a serem heroínas de suas vidas - O Poti News

Conheça “A Revolução das Princesas”: uma coleção de livros que inspira meninas a serem heroínas de suas vidas

A revolucao das princesas 1
A coleção foi escrita e ilustrada por mulheres. Imagem: Reprodução.

O Dia das Crianças está chegando e O POTI te convida a mergulhar em um mundo de contos de fadas como você nunca viu antes. A coleção “A Revolução das Princesas” não é apenas sobre histórias encantadas, é sobre transformar as narrativas das meninas, inspirando-as a conquistar novos horizontes e ocupar espaços poderosos na sociedade.

O projeto realizado pela Plan International Brasil e a agência Young & Rubicam reimaginou os contos de fadas clássicos, dando às princesas o poder de trilhar seus próprios caminhos. Ariel, Aurora, Cinderela e Rapunzel não são mais personagens passivas em busca de resgate. Elas são agora heroínas destemidas que lideram exércitos, quebram maldições e, acima de tudo, controlam o próprio destino. A coleção fica completa com um livro reescrito sobre Tereza de Benguela, uma escrava brasileira que virou rainha.

As histórias não são apenas para entretenimento, representam uma poderosa ferramenta para desafiar e superar estereótipos de gênero. “A Revolução das Princesas” envolve as meninas em aventuras emocionantes, mostrando-lhes que podem ser o que quiserem e que não há limites para suas ambições. À medida que as meninas se identificam com essas princesas empoderadas, elas aprendem a ocupar novos lugares na sociedade, a quebrar barreiras e a sonhar com um futuro cheio de possibilidades.

Toda a renda gerada pela venda desses livros é direcionada para projetos sociais, incluindo o “Escola de Liderança Para Meninas”. Uma iniciativa impactante, que acontece nos estados do Maranhão, Piauí e São Paulo, capacitando jovens a se tornarem líderes em suas comunidades, promovendo a igualdade de gênero e os direitos das crianças.

Conheça a coleção:

A REVOLUÇÃO DA ARIEL

A revolucao das princesas
Autora: Clara Averbuck. Ilustradora: Lorena de Paula.

Ariel era uma jovem sereia que vivia no fundo do mar. Curiosa que só ela, tinha muita vontade de conhecer novos horizontes e ficava encantada toda vez que via os humanos na praia, esses seres tão interessantes e desengonçados. Ela ficava imaginando como seria a sua vida fora das águas, longe de toda a pressão para assumir o trono de seu pai e casar com um “sereio” somente para seguir as normas do reino. Um dia, em uma de suas visitas à superfície do mar, Ariel foi surpreendida com o pedido de socorro de um jovem prestes a se afogar. E agora, pode uma sereia se tornar a grande heroína da história e dona do seu próprio destino? Em A Revolução da Ariel, a jovem sereia embarca em uma emocionante aventura sobre coragem, amizade e a potência feminina.

A REVOLUÇÃO DA AURORA

A revolucao das princesas
Autora: Sebastiana Hoyer. Ilustradora: Natália Lima.

A princesa Aurora era conhecida por suas aventuras e coragem diante de desafios. Mas quando seu melhor amigo, o príncipe, é vítima de um feitiço que ninguém consegue quebrar, ela começa a duvidar de si mesma. Afinal, só quem pode quebrar o feitiço de uma fada é a própria fada. E se nenhum dos grandes guerreiros consegue encontrar uma solução, o que será de seu querido amigo? Será que a princesa conseguirá reencontrar sua coragem e salvar seu melhor amigo? Em A Revolução da Aurora, a princesa é a grande heroína de uma história cheia de reviravoltas.

A REVOLUÇÃO DA RAPUNZEL

A revolucao das princesas
Autora: Teca Machado. Ilustradora: Lorena Giostri.

Tudo o que Rapunzel queria era andar a cavalo, nadar em cachoeiras, tomar banho de sol e escalar árvores. Mas, como princesa, sua rotina era sempre restrita às aulas de etiqueta: aprender a segurar uma xícara com elegância, a se vestir e agir de acordo com as regras quadradas do reino. Mas será mesmo que quem nasceu para ser princesa nunca pode se tornar a heroína de sua história? Na Revolução da Rapunzel, a jovem de cabelos longos e dourados luta para não abrir mão de sua essência e mostrar que princesas salvam o dia e promovem a paz – tudo isso sem precisar se incomodar com a forma correta de segurar uma xícara de chá!

A REVOLUÇÃO DA CINDERELA

A revolucao das princesas
Autora: Thaís Lira. Ilustradora: Suryara Bernardi.

Em uma terra distante, havia um príncipe muito triste e cansado das festas organizadas pela corte para encontrar a sua alma gêmea. Revoltado, ele saiu pela floresta escura e acabou perdendo algo precioso que havia herdado do avô.  Do outro lado da floresta, estava Cinderela, uma menina forte e corajosa, que amava os bailes da realeza pelas danças e todo o clima de festa. A família dela havia sido chamada para o baile do príncipe, mas sua madrasta a proibiu de participar da festa. Uma esperança renasce quando uma fada madrinha nada convencional aparece e delega para Cinderela uma missão especial, que, se for realizada, permitirá a sua participação na festa! Será que vai dar certo? Em A Revolução da Cinderela, a jovem Cinderela viverá uma aventura que transformará o reino para sempre.

A REVOLUÇÃO DA TEREZA

A revolucao das princesas
Autora: Verônica Bonfim. Ilustradora: Bruna Bandeira.

Neste Livro, que vai encantar crianças e adultos, a pequena Tereza e seus amigos revelam a importância da líder quilombola Tereza de Benguela, que lutou contra a escravização de seu povo no Brasil do século XVIII. Rainha Tereza, como era conhecida, é personagem fundamental na história do país, e segue sendo símbolo de resistência do movimento negro. Tereza chega à nossa coleção para lembrar que muitos heróis e heroínas foram “apagados! dos livros de história, mas que sempre é tempo de reparar o erro. Pelas mãos da escritora Verônica Bonfim, da ilustradora Bruna Bandeira e da Designer Luana Coelho – todas mulheres negras -, Tereza ganha uma história que vai inspirar milhares de meninas e meninos.

Para comprar os livros acesse: www.arevolucaodasprincesas.com.br