Em 2025 a CBF reservou apenas três datas livres para o maior torneio regional do país, atendendo uma reivindicação das federações em priorizar os campeonatos estaduais. Diferente de anos anteriores, o Nordestão sequer foi incluído no rol de competições anunciadas na última terça-feira (12) pela entidade.
A determinação judicial de dez anos para a CBF promover a Copa do Nordeste terminou em 2024. Isso aconteceu em 2014, quando a Liga do Nordeste e a CBF travaram uma batalha judicial sobre a competição, vencida pela primeira. Com isso, a entidade se viu obrigada a incluir a disputa regional em seu calendário, apertando ainda mais os estaduais. Nesse período de datas conflitantes, muitos clubes abriram mão das disputas domésticas, escalando times alternativos e até sub-20.
Mas agora a situação é inversa. A princípio, a CBF só reservou três datas para a Copa do Nordeste – 22 de janeiro, 5 e 12 de fevereiro.
Como não foi incluída no rol de competições do calendário divulgado esta semana, a Copa do Nordeste pode ter o formato alterado para diminuir o número de datas. Algumas soluções são ventiladas nos bastidores, como adotar o regulamento da Copa Verde – que é toda disputada no mata-mata. Assim, as três primeiras fases (incluindo as duas preliminares) seriam disputadas em jogos únicos, utilizando três datas.
A partir das quartas de final, os jogos passariam a ser em ida e volta, até a grande final. Com isso, a Copa do Nordeste teria um total de nove datas reservadas.
FIFA avalia centros de treinamento e hospedagens de Natal para a Copa do Mundo Feminina de 2026