Covid-19: entenda a importância de vacinar crianças e adolescentes - O POTI

Covid-19: entenda a importância de vacinar crianças e adolescentes

Disponível gratuitamente no SUS para toda a população acima de 6 meses de idade, a imunização é efetiva contra as formas mais graves da doença. Foto: Ascom/SMS.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou um levantamento sobre a Covid-19 entre os menores de 19 anos, destacando-a como a principal causa de morte por doença imunoprevenível durante o período de 2021 a julho de 2022. Os dados revelam que, apesar da disponibilidade gratuita da vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) para toda a população acima de seis meses de idade, a cobertura vacinal ainda é preocupantemente baixa.

Taxas de mortalidade

Entre agosto de 2021 e julho de 2022, a taxa de mortalidade causada pelo vírus foi significativa. Para menores de um ano, foi registrada uma taxa de 4,3 mortes por 100 mil habitantes, enquanto para crianças com idade entre um e quatro anos, a taxa foi de 0,6 por 100 mil habitantes.

Cobertura vacinal

Apenas 22,2% das crianças entre três e quatro anos receberam as duas doses da vacina. Essa taxa aumenta para 55,4% entre cinco e onze anos e para 82,6% entre doze e dezessete anos.

Efetividade das vacinas

As duas vacinas aplicadas para crianças no Brasil, CoronaVac-Butantan e BNT162b2-Pfizer, demonstram efetividade em torno de 90% contra infecção e, especialmente, contra hospitalização por Covid-19.

Segurança da imunização

A Fiocruz enfatiza a segurança da imunização em crianças, com a observação de taxas de efeitos colaterais leves inferiores a 5% para a CoronaVac e raros relatos desses efeitos para a vacina BNT162b2.

Proteção contra Covid Longa

Além de prevenir contra o estágio grave da doença, a vacina também protege contra a chamada Covid Longa, que afeta até 30% dos casos em adultos. A vacinação completa reduz em 41% o risco de crianças e adolescentes desenvolverem essa condição.