As inscrições para o CRIA Festival de Cinema para Mulheres estão abertas até o dia 20 de dezembro. O evento busca promover a produção audiovisual feminina e está com chamadas para curtas-metragens nas categorias Mostra Brasil e Mostra Potiguar. Podem participar filmes finalizados a partir de janeiro de 2022. As inscrições devem ser realizadas através do formulário online.
Criado no Rio Grande do Norte, o CRIA é o primeiro festival do estado voltado exclusivamente para o cinema feminino. Além das exibições, o evento oferece oficinas formativas destinadas a mulheres, com o objetivo de promover maior inclusão e capacitação no setor audiovisual.
O festival se destaca por uma abordagem que ultrapassa as telas de cinema tradicionais, levando a sétima arte a diferentes comunidades de Natal. A proposta é descentralizar o acesso à cultura, incentivar a criação de conteúdos originais e ampliar o alcance do audiovisual no estado.
Além disso, o CRIA pretende ampliar as vozes femininas no cinema e discutir questões sociais e de gênero por meio de sua programação. Segundo a organização, o evento busca fortalecer a representatividade e oferecer narrativas que reflitam a diversidade cultural do Brasil e do Rio Grande do Norte.
A programação inclui cinco oficinas de linguagem audiovisual, previstas para março de 2025, com foco em capacitar e inspirar novas gerações de cineastas mulheres.
O CRIA Festival é realizado pela AMPARE – Associação da Mulher Potiguar, em parceria com a Fundação José Augusto, a Secretaria Extraordinária de Cultura do RN, o Ministério da Cultura e o Governo Federal, através da Lei Paulo Gustavo.
Ver esta publicação no Instagram
Banco do Nordeste Cultural Mossoró abre inscrições para o projeto Galerias Urbanas