Chegou ao fim nesta sexta-feira (15) a 8ª edição do Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex), coordenado pela Força Aérea Brasileira. O maior exercício aéreo da América Latina contou com a participação da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, além de representantes de 16 países, que somaram mais de 3,6 mil militares e 100 aeronaves participando do treinamento de guerra.
O evento foi o primeiro grande exercício com o uso dos caças F-39 Gripen adquiridos pela Força Aérea Brasileira (FAB), aeronaves que podem alcançar velocidade de 2,4 mil km/h. Sete aviões do modelo estão em Natal.
Ainda durante o evento, o governo brasileiro, representado pelo ministro da Defesa José Múcio, assinou uma carta de intenções junto com com a Suécia para estender a cooperação em aviação, com o Brasil planejando comprar caças da sueca SAAB (SAABa.ST) e a Suécia pretendendo adquirir aviões de carga da Embraer.
Com cerca de 1.500 horas de voo, 800 missões cumpridas e 450 paraquedistas lançados, o exercício é considerado um sucesso que deixou um legado de aprendizado e cooperação internacional.
Veja algumas fotos que marcaram o evento: