
A quarta edição do Derradeiro de Maio abre oficialmente nesta sexta-feira (15) a temporada de festas juninas de 2026 no Nordeste. O evento será realizado na Fazenda Tome Xote, no Oeste potiguar, reunindo nomes do forró tradicional e da nova geração da música nordestina.
Idealizado pelo cantor e compositor Dorgival Dantas, o festival contará com apresentações de artistas como João Gomes, Waldonys, Flávio José, Eliane, Alcymar Monteiro, Lucy Alves, Flávio Leandro e Chambinho do Acordeon.
Segundo a organização, a programação foi estruturada para valorizar a cultura nordestina, o forró raiz e a tradição junina no interior do Rio Grande do Norte.
O diretor de marketing do projeto, Antônio Torres, destacou o impacto econômico do festival na região.
“O Derradeiro mexe com muitas pessoas e também com a economia como um todo. Sejam empregos, serviços e isso é muito bom”, afirmou.
A Fazenda Tome Xote, reconhecida como patrimônio imaterial do Rio Grande do Norte, é um dos símbolos do evento e recebe turistas de diferentes regiões do país durante o período junino.
Para o diretor-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Raoni Fernandes, o festival fortalece o turismo e movimenta setores econômicos da região.
“Se tornou uma vitrine do Rio Grande do Norte para o Brasil, que através da transmissão para boa parte do Brasil, estamos mostrando a raiz da nossa cultura, o forró, o interior do nosso estado”, declarou.
Dorgival Dantas, que também atua como embaixador do turismo do Rio Grande do Norte, foi citado por Raoni Fernandes como peça importante para a consolidação do festival.
“O Derradeiro se tornou a abertura do São João no Nordeste, se consolidou como isso. E ter como idealizador e protagonista desse evento o embaixador do Rio Grande do Norte é de vital importância para o nosso estado”, acrescentou.
Além dos shows, o evento terá ações culturais e programação religiosa. Neste ano, o festival amplia seu formato com atividades distribuídas ao longo de três dias.
Na sexta-feira (15), sobem ao palco artistas de diferentes gerações do forró, entre eles Alcymar Monteiro, João Gomes, Waldonys, Joyce Alane, Os Três do Nordeste e Dorgival Dantas.
No sábado (16), será realizada a primeira edição da Sanfonada, projeto idealizado por Dorgival Dantas que reunirá sanfoneiros em cortejo musical pelas ruas de Olho d’Água do Borges. A proposta é homenagear músicos ligados à tradição do forró nordestino.
A programação noturna do sábado contará com shows de Flávio José, Eliane, Lucy Alves, Luís Fidélis, Chambinho do Acordeon, Flávio Leandro e Dorgival Dantas.
O encerramento do festival, no domingo (17), terá programação voltada à música religiosa e ações solidárias. Entre as atrações confirmadas estão Ana Clara Rocha, Ítalo Poeta e William Sanfona, que apresentará o show do DVD “Cantando para Deus”, reunindo músicas cristãs com ritmos como forró e arrocha.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no perfil oficial da Fazenda Tome Xote nas redes sociais.











