DesFarsa: Operação do MPRN investiga Central de Fake News no Estado - O POTI

DesFarsa: Operação do MPRN investiga Central de Fake News no Estado

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), com o apoio do Gaeco do MPSC e da Polícia Militar, deflagrou nesta quinta-feira (23) a Operação DesFarsa, que investiga a existência de uma Central de Fake News que opera com a intenção de criar, disseminar ou promover notícias falsas sobre autoridades do Estado, com fins políticos e manipulação da opinião pública.

As investigações do MPRN revelaram um esquema voltado à contratação dos serviços de postagens em perfis em redes sociais, uma delas contando atualmente com mais de 20 mil seguidores, voltadas a beneficiar interesses políticos e pessoais dos envolvidos.

A operação que contou com o apoio do Gaeco catarinense e da Polícia Militar do RN, cumpriu sete mandados de busca e apreensão em Natal, Parnamirim e Lagoa Salgada (RN), alem de Garuva, em Santa Catarina.

DesFarsa: Quem são os líderes?

A operação DesFarsa deixou no ar o desejo de saber quem são os líderes desse grupo e quem eram seus clientes.

Se existe uma central de fake news que operava no Estado (e fora dele) com tanta força, é importante que a sociedade sabia quem são os envolvidos e quais eram as mentiras contadas por esse povo.

Grupo da professora Nilda segue unido em Parnamirim

Professora Nilda, Ronildo Barros (presidente do PSD) e Gilney Góis (presidente do MDB) se reuniram na noite desta quarta-feira (22) para discutirem sobre a programação das reuniões que estão sendo realizadas para elaboração do plano de governo que vem sendo construído em conjunto com a população em diversos bairros da cidade.

“Estamos ouvindo as pessoas para construirmos, em parceria com a população de cada bairro, um Plano de Governo que atenda aos anseios do povo da nossa cidade”, disse a Professora Nilda.

Perguntada sobre quem comporá a chapa como candidato a vice-prefeito, Nilda ao lado de Ronildo e Gilney, respondeu que esse debate acontecerá de forma muito natural e tranquila a partir do mês de julho com os partidos aliados.

Sobre a possibilidade de aliança com Kátia Pires, Nilda declarou que respeita a pré-candidatura da vice-prefeita com quem tem excelente relação pessoal. E afirmou estar aberta a dialogar com todos aqueles que desejam melhorar a qualidade de vida da população de Parnamirim.

Por fim, a professora Nilda, enalteceu a excelente relação que mantém com os dirigentes do PSD e do MDB com quem conversa diariamente.

Natal: PSTU fará lançamento coletivo de candidaturas

Nesta sexta-feira (24), o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) irá lançar suas pré-candidaturas para as eleições municipais de Natal.

O anúncio será feito em evento a ser realizado no auditório do Sindsaúde, na Cidade Alta, às 17h30, com apresentação dos pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores.

A chapa majoritária deverá ser formada pelo sociólogo Nando Poeta e pela professora Luciana Lima.

Macaíba: Provas do concurso para Guarda Municipal serão aplicadas no próximo domingo

O concurso público para o preenchimento de 50 vagas de Guarda Municipal, promovido pela Prefeitura de Macaíba, terá sua prova objetiva no próximo domingo (26) a partir das 14 horas. As provas serão aplicadas em escolas situadas em Macaíba e Parnamirim.

Todas as informações necessárias aos candidatos constam no edital disponível na Edição Diário Oficial Eletrônico, Ano IV – N° 1404, a partir da página 50, datado de 23 de fevereiro de 2024, assim como no site oficial da empresa organizadora do certame a IDECAN.

Ordem de Serviço

Ainda em Macaíba, o prefeito Emídio Júnior assinará, na tarde de hoje, uma ordem de serviço para autorizar o início da reforma da quadra de esportes da comunidade de Tabatinga na zona rural do município.

Papa reconhece 2° milagre do jovem Carlo Acutis

O Papa Francisco atribuiu um segundo milagre a um adolescente italiano que, na sua curta vida, usou os seus conhecimentos de informática para difundir a fé católica, abrindo caminho para que se tornasse o primeiro santo da geração Millennial.

Carlo Acutis, que morreu de leucemia em 2006, aos 15 anos, era informalmente conhecido como “o influenciador de Deus”. Nascido em Londres, cresceu em Milão, onde cuidou do site de sua paróquia e, mais tarde, do site de uma academia sediada no Vaticano.

O Papa Francisco tomou a decisão durante uma reunião com o chefe do departamento de santos do Vaticano, cardeal Marcello Semeraro, disse um comunicado publicado nesta quinta-feira (23).

Acutis foi beatificado em 2020, depois que um milagre foi atribuído a ele. A atribuição de um segundo milagre significa que ele pode agora ser elevado à santidade, mas o Vaticano não informou quando isso aconteceria.

A liturgia da Igreja Católica Romana afirma que somente Deus realiza milagres, mas que os santos que se acredita estarem com Deus no céu intercedem em nome das pessoas que oram a eles. Um milagre geralmente é a cura clinicamente inexplicável de uma pessoa.
Devido ao seu “importante papel na evangelização através da internet”, Acutis foi nomeado patrono da Jornada Mundial da Juventude do ano passado, em Lisboa, disseram os organizadores do evento.

CNN