A desta quarta-feira (20), a Prefeitura do Natal inicia a distribuição de absorventes íntimos para mulheres em situação de vulnerabilidade social ou econômica que residam na cidade. Essa ação está inserida no Programa Ciclo Seguro, de Combate à Pobreza Menstrual, estabelecido através da Lei 7.250, de 25 de novembro de 2021.
O objetivo é fornecer suporte às mulheres que enfrentam dificuldades financeiras para adquirir produtos de higiene menstrual, contribuindo assim para a promoção da saúde e da dignidade humana.
Segundo Andréa Dias, secretária da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Semtas), “para muitas pessoas o absorvente pode ser um item barato, mas para famílias em situação de vulnerabilidade é um material difícil de adquirir. Tínhamos relatos de muitas pessoas que precisavam improvisar ou nem sequer utilizavam. Não é apenas uma mera entrega, mas uma ferramenta de promoção da saúde e da dignidade humana.”
A distribuição será coordenada pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), seguindo os critérios estabelecidos pelos benefícios eventuais. Cada pessoa cadastrada para receber a assistência também terá direito a 2 pacotes de absorventes, além das cestas básicas.
O Departamento de Proteção Social Básica (DPSB) será responsável por realizar a entrega dos absorventes, que será feita de acordo com o cronograma estabelecido pela equipe responsável.