O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) autorizou, nesta segunda-feira (30), a passagem de veículos pela nova ponte sobre o Rio das Pedras, no quilômetro 203 da BR-304, entre Lajes e Caiçara do Rio do Vento, região central do Rio Grande do Norte. A estrutura substitui a ponte anterior, que foi destruída por fortes enxurradas na transição entre 31 de março e 1º de abril deste ano.
A nova ponte tem 125 metros de extensão, cinquenta metros a mais que a antiga. A obra é essencial para a retomada da mobilidade no principal eixo de ligação entre a capital potiguar e o interior do estado.
Com a destruição da ponte, o tráfego no local ficou interrompido por 50 dias, impactando o transporte de cargas e passageiros. Durante esse período, o DNIT viabilizou rotas alternativas utilizando trechos das rodovias RN-118 e BR-226, o que aliviou, em parte, as dificuldades enfrentadas pelos motoristas.
Para agilizar a reabertura da via, uma solução emergencial foi implementada com a construção de um aterro de 500 metros de extensão e 10,5 metros de largura, finalizado em maio.
A ponte da BR-304 de Lajes está inaugurada! 🛣️
Desde em março, quando o Riacho Bonfim levou essa ponte, o nosso governo entrou em ação. Primeiro em garantir um desvio viável para o fluxo da região, e que será futuramente reaproveitado para a duplicação dessa via.
— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) December 30, 2024