“Domo de calor” da Argentina trará altas temperaturas ao Brasil - O Poti News

“Domo de calor” da Argentina trará altas temperaturas ao Brasil

De acordo com informações do MetSul, diversas cidades gaúchas devem registrar máximas entre 36ºC e 39ºC até a metade da próxima semana. Foto: Reprodução/MetSul.

As temperaturas na metade oeste da Região Sul do Brasil estão em ascensão, especialmente no Rio Grande do Sul, por causa do impacto do “domo de calor extremo” originado na Argentina. O fenômeno, conhecido como bolha de calor, promete dias quentes no centro e norte da Argentina, sendo sentido no Uruguai e em parte do Brasil, especificamente no Rio Grande do Sul.

De acordo com informações do MetSul, diversas cidades gaúchas devem registrar máximas entre 36ºC e 39ºC até a metade da próxima semana, com a região da fronteira oeste se aproximando dos 40ºC. Apesar da previsão intensa para o estado gaúcho, espera-se que o aumento das temperaturas não seja significativo no restante do território brasileiro.

Calor matou mais que deslizamentos de terra no Brasil, aponta estudo

Enquanto isso, na Argentina, o Serviço Meteorológico Nacional emitiu alerta vermelho para províncias do oeste do país e no norte da Patagônia. O Uruguai também está sob a influência da onda de calor, com máximas previstas entre 34ºC e 38ºC.