Eclipse total do Sol acontece na nesta segunda (8); saiba como assistir pela internet - O Poti News

Eclipse total do Sol acontece na nesta segunda (8); saiba como assistir pela internet

Observatório Nacional fará transmissão ao vivo do fenômeno astronômico. Foto: Reprodução.

Nesta segunda-feira (8), o mundo poderá assistir a um eclipse total do Sol. Este fenômeno, que ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a luz solar e projetando uma sombra sobre o planeta, será visível nos Estados Unidos, Canadá, México e em partes da Europa Ocidental e América Central.

O eclipse solar total terá início às 12h42, atingirá seu auge às 15h17 e terminará às 17h52, no horário do Brasil. Os melhores locais para observá-lo serão no norte do México, sul dos Estados Unidos e leste do Canadá. Infelizmente, o Brasil não estará na trajetória do eclipse, impossibilitando sua observação em território nacional.

Para que os brasileiros possam acompanhar este fenômeno astronômico, o Observatório Nacional (ON), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, realizará uma transmissão ao vivo a partir das 12h30 em seu canal no YouTube. A transmissão, que mostrará todas as fases parciais do eclipse, bem como o alinhamento total da Lua, Terra e Sol, estará sujeita às condições climáticas de cada localidade.

Durante a transmissão, astrônomos amadores e profissionais estarão disponíveis para conversar com o público sobre diversos temas relacionados à astronomia, astrofísica, telescópios e captura de imagens astronômicas.

É importante ressaltar que a observação do eclipse solar nunca deve ser feita diretamente sem a proteção adequada, pois pode causar danos permanentes à visão, como a queima da retina. Óculos de sol comuns, chapas de raio-X, lentes, binóculos, telescópios e outros instrumentos ópticos sem os filtros corretos não são seguros para essa finalidade. Especialistas recomendam o uso de filtros solares apropriados e, mesmo assim, não é seguro olhar diretamente para o Sol por mais de 20 segundos seguidos.

O próximo eclipse solar parcial visível no Brasil está previsto para o dia 6 de fevereiro de 2027, seguido por eventos em 26 de janeiro de 2028 e 20 de março de 2034. No entanto, o próximo eclipse solar total visível no Brasil ocorrerá somente em 12 de agosto de 2045, com o ápice previsto para às 16h19, oferecendo um espetáculo único com o disco solar totalmente coberto por 2 minutos e 44 segundos. Após esse evento, o próximo eclipse total visível no Brasil está previsto apenas para 2125.