O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou que abrirá um concurso público no segundo semestre deste ano para o preenchimento de 150 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva. O órgão não realiza um concurso há 11 anos.
Os cargos disponíveis serão para a função de analista, com remuneração inicial de R$ 20.900,00, inseridos em um novo Plano de Cargos e Salários. As áreas de conhecimento contempladas serão:
- administração,
- análise de sistemas – desenvolvimento,
- análise de sistemas – suporte,
- análise de sistemas – cibersegurança,
- arquitetura e urbanismo,
- arquivologia digital,
- ciências contábeis,
- ciência de dados,
- comunicação social,
- direito,
- economia,
- engenharia,
- psicologia organizacional.
Uma das novidades deste concurso é a inclusão de áreas de grande relevância atual, como ciência de dados e cibersegurança. Para a área de ciência de dados, o requisito de acesso será amplo, aberto a candidatos com diploma de qualquer graduação de nível universitário. Segundo Helena Tenório, diretora de Recursos Humanos e da Área de Tecnologia da Informação do BNDES, “a nova ênfase em ciência de dados visa atender à demanda por profissionais qualificados nesse campo, cada vez mais requisitados por diversas organizações”.
Em consonância com os objetivos institucionais do BNDES e do governo, será reservado um percentual das vagas para candidatos negros e pessoas com deficiência (PCDs). Serão destinados 30% das vagas para candidatos negros e pelo menos 10% para PCDs, em conformidade com as diretrizes de promoção de diversidade e inclusão.