Em carta entregue por futura chancelar, Milei convida Lula para posse presidencial Argentina - O Poti News

Em carta entregue por futura chancelar, Milei convida Lula para posse presidencial Argentina

A futura chanceler de Javier Milei, Diana Mondino, ao lado do ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira. Foto: Ascom/MRE.

A futura chanceler da Argentina, Diana Mondino, entregou uma carta ao chanceler brasileiro, Mauro Vieira, neste domingo (26), convidando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a posse do presidente eleito argentino, Javier Milei. O encontro entre os representantes dos dois países ocorreu no Palácio do Itamaraty.

No documento, Milei expressou seu desejo por um período de “trabalho frutífero e construção de laços” entre Argentina e Brasil. Reconhecendo as ligações geográficas e estratégicas entre as nações vizinhas, o presidente eleito argentino ressaltou a importância de fortalecer os laços bilaterais.

Milei baseou suas perspectivas de cooperação na promoção dos “princípios da liberdade”, acreditando que mudanças fundamentadas nesses valores posicionariam Argentina e Brasil como “países competitivos” no cenário internacional.

Lula deseja ‘boa sorte’ a novo governo após vitória de Javier Milei na Argentina

Durante a entrega da carta, a futura chanceler argentina expressou otimismo em relação entre os dois países, destacando a importância do diálogo e da cooperação para o desenvolvimento regional. O gesto de convidar Lula para a posse de Milei foi interpretado como uma tentativa de reconciliação política, após o argentino desqualificar o presidente brasileiro durante a campanha.

Javier Milei encerrou a carta dirigindo uma mensagem ao presidente brasileiro: “Receba a minha saudação, com estima e respeito.”