
A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), retirou cinco mil toneladas de resíduos da rede de drenagem da cidade em aproximadamente dois meses. O serviço incluiu a limpeza de 634 bocas de lobo e 97 poços de visita, abrangendo uma extensão de 38 quilômetros.
O prefeito de Natal, Paulinho Freire, enfatizou a importância da ação preventiva para reduzir os impactos das chuvas. “Nosso objetivo é minimizar os efeitos das chuvas ao longo do ano. O resultado da força-tarefa, que vem sendo realizada pela prefeitura, foi sentido nas últimas chuvas. Das 82 lagoas de captação da cidade, somente cinco chegaram ao nível de extravasamento. Estamos trabalhando para que, em breve, nenhuma lagoa sofra com transbordamentos”, afirmou.
A secretária de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, ressaltou que a população tem percebido os benefícios dos serviços de prevenção. “Na última semana, os caminhões de sucção e drenagem realizaram a limpeza da rede de águas pluviais na Rua Tenente Souza, no Pajuçara, onde os moradores sofrem com alagamentos. As galerias ficaram livres para a passagem contínua de água proveniente das chuvas. Os caminhões de sucção e hidrojato continuarão percorrendo os bairros de Natal. Com o auxílio das máquinas, já desobstruímos 38 km das redes de drenagem de Natal e esse trabalho tem sido reconhecido pelos moradores”, declarou.
O serviço de manutenção do sistema de drenagem seguirá em diferentes regiões da cidade, com o objetivo de garantir o escoamento adequado das águas pluviais e evitar transtornos à população.
Seinfra testa robôs para identificar problemas na rede de drenagem em Natal