Embratur lança o primeiro metaverso de turismo do Brasil durante a Fitur em Madri - O Poti News

Embratur lança o primeiro metaverso de turismo do Brasil durante a Fitur em Madri

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, uma das estratégias é apostar no mercado europeu. Foto: Ascom/Embratur.

A Embratur apresentou nesta quinta-feira (25), durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur) em Madri, na Espanha, o primeiro metaverso dedicado ao turismo, proporcionando uma imersão interativa em destinos brasileiros. O músico, apresentador e ativista social Carlinhos Brown, nomeado Embaixador do Turismo Brasileiro, será o anfitrião virtual nesse ambiente.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Embratur e o grupo europeu El Corte Inglés, firmada em setembro de 2023. O metaverso permitirá uma experiência completa, apresentando os biomas, gastronomia, obras de arte, literatura e música brasileira, entre outros atrativos.

O público-alvo inicial são os agentes de viagens espanhóis, que poderão promover o Brasil utilizando óculos de realidade virtual nas 73 lojas do El Corte Inglés, ao longo de um ano. Atualmente, a Espanha é o sexto país que mais envia turistas ao Brasil, sendo 114 mil em 2023. Estima-se que esse número cresça para 150.750 turistas em 2024, de acordo com o Global Data.

Brasilidade Virtual

Os visitantes do metaverso do turismo brasileiro podem explorar diversos destinos do país, como Salvador (BA), Jericoacoara (CE), Recife (PE) e Olinda (PE), conduzidos pelo Cacique do Candeal. Os quatro domos do conhecimento proporcionam experiências distintas, destacando o paisagismo de Roberto Burle Marx, a literatura de escritores renomados, obras de artistas como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari, além de uma exposição dos sabores da gastronomia brasileira.

O metaverso também oferece uma incursão cultural, permitindo aos visitantes assistir a trechos de filmes dirigidos por renomados cineastas brasileiros, vídeos sobre o Carnaval e a oportunidade de conhecer trajes típicos, como os das baianas do acarajé e vaqueiros.

Após explorar os quatro domos, os participantes têm a chance de desbravar virtualmente cinco destinos brasileiros – Ilha Grande, Rio de Janeiro e Angra dos Reis (RJ), São Jorge (GO) e Foz do Iguaçu (PR) – através de um elevador panorâmico que transforma todo o ambiente conforme o local selecionado.