Empresa para reclamar do seu chefe: você contrataria? - O POTI

Empresa para reclamar do seu chefe: você contrataria?

empresa para reclamar do chefe
Imagem: Reprodução / Site OCDA.

Você contrataria uma empresa para contar ao seu chefe sobre as suas reclamações? A OCDA (Cuidados Ocupacionais, Negócios de Diversidade) existe e, de acordo com seu fundador, o humorista norte-americano Calimar White, ela está comprometida em criar mudanças reais. “Acredito que posso fazer uma mudança efetiva no mundo”, disse.

A missão da OCDA, segundo seu site oficial, é “capacitar indivíduos, defender a igualdade e abordar desafios críticos no ambiente de trabalho”.

Calimar White é comediante e une em seu novo projeto humor e ativismo no ambiente de trabalho. Ele apresenta a OCDA como uma organização sem fins lucrativos que oferece um serviço inusitado: confrontar chefes sobre reclamações feitas anonimamente por seus funcionários.

Sob o lema “Empresa real, reclamações reais”, White utiliza o pseudônimo “Agent Ratliffe” e vai pessoalmente aos locais de trabalho e lê as queixas enviadas por trabalhadores. O toque humorístico está nas críticas entregues “verbatim” (palavra por palavra).

A organização cobra 6 dólares por cada reclamação, uma taxa que White considera acessível para os trabalhadores que desejam ter sua voz ouvida de forma anônima. Apesar do tom irreverente, muitas das queixas que ele lê tratam de questões sérias, como discriminação racial, metas injustas e condições de trabalho insatisfatórias.

empresa para reclamar do chefe
Imagem: Reprodução / Site OCDA.

Polêmicas e problemas com a lei

A atuação de White, no entanto, não está isenta de controvérsias. Em um dos casos mais emblemáticos, ele foi acusado de fingir ser agente de um órgão governamental ao usar um crachá com a sigla da OSHA (Administração de Segurança e Saúde Ocupacional). Ele alegou desconhecimento, mas foi preso brevemente, o que trouxe ainda mais atenção para suas atividades.

Apesar dos problemas legais, White continua promovendo a OCDA e postando vídeos das visitas em suas redes sociais, onde alcança milhões de visualizações.

Trabalhadores brasileiros estão entre os mais estressados da América Latina; veja ranking

*Com informações do Notícia Preta.